Segundo dia de Secom
Ontem tivemos o segundo dia de atividades da 38ª Secom – Semana da Comunicação – promovida pelo Depto. de Comunicação Social da Universidade de Taubaté.
O período noturno abrigou a chamada “noite das palestras específicas”, na qual cada um dos cursos – jornalismo, relações públicas e publicidade e propaganda – recebe palestras com profissionais e temas de suas respectivas áreas.
O curso de publicidade receberia dois palestrantes, mas um deles, Michel Lent, teve um compromisso urgente e inadiável com um de seus clientes e acabou desfalcando a programação. O outro palestrante, Leonardo Azevedo (diretor de arte da Africa Propaganda), entretanto, compareceu e deu conta do recado com uma palestra focada em vida criativa fora das agências de propaganda.
Ele mostrou que empresas estão contratando pessoal criativo e que um novo mercado se forma em função deste movimento. Citou exemplos de ações deste tipo em empresas disruptivas como Netiflix, Spotify, Uber etc. Há nomes e configurações diferentes desta nova proposta, tais como “content house”, “in house” e outros.
O pessoal de relações públicas acompanhou a palestra de Talita Ribas, consultora de Branding e Imagem que apontou algumas tendências de mercado para os próximos anos.
Já os alunos de jornalismo participaram de um painel com os jornalistas Matheus Cobucci, produtor da ESPN e Michael Keller, repórter da TV Record. Eles falaram de pontos altos de suas carreiras e de suas principais coberturas.