Por Vivian Zwaricz*
Humanize sempre o seu conteúdo e jamais robotize um planejamento e estratégia de marketing!
Sem dúvida, esses dois tópicos foram os que mais ouvi em seis das 12 palestras do Fest’UP Vale, realizado em São José dos Campos, no dia 30 de novembro, que teve como tema: Inteligência Artificial e Criatividade Natural.
Foi um dia todo de “provocações” relacionadas ao assunto que tanto admiro, uso e do qual tenho muito que aprender ainda. O evento trouxe insights interessantes para os profissionais de marketing e empresários, com palestras focadas em estratégia, tecnologia e humanização. Diversos especialistas compartilharam dicas práticas e reflexões sobre como a IA está moldando o comportamento do consumidor e as melhores práticas para integrar a tecnologia de forma eficiente.
Sabe aquela história de ser estratégico e se conectar com sua audiência de forma genuína? Então, mesmo com a tecnologia superavançada, e mudando em uma velocidade absurda, essa teoria não saiu de moda. E, pelo visto, não sairá e não deve ser deixada de lado.
É fato que nos últimos anos a IA tem ganhado cada vez mais espaço em diferentes setores, oferecendo soluções e rapidez, além de ressignificar a maneira como lidamos com os desafios do dia a dia. Já a criatividade natural não depende apenas de dados ou lógica, mas também de emoções e contextos culturais. É colocar a imaginação para trabalhar mesmo.
Percebi que palestrantes dos mais diversos setores de comunicação, marketing e publicidade estão preocupados com a robotização e a falta de pensamento estratégico. A IA deve ser usada, SIM, mas com cuidado e para ajudar em processos mais, digamos, burocráticos, e aproveitar o tempo para pensar em ideias, pesquisar o mercado, organizar o fluxo, executar com fluidez, e por aí vai.
Não dá para ficar com muito olho na tela e cabeça na nuvem. O processo criativo, mesmo usando IA, precisa de comandos humanos, que precisam estar alinhados, pensados e aprimorados.
A cabeça ‘ferve’ com tanta informação e variedade de ferramentas. Por isso, o importante é estudar (outro fator importante bastante falado no encontro) e estar antenado com as inovações, sem perder a essência, como um texto escrito, gostoso de ler.
Ok, nem todo texto bem escrito precisa de tanta emoção. Mas um pouquinho não faz mal para ninguém (rs).
A IA não vai substituir a criatividade humana. Ela chegou para ajudar. Basta ter cuidado, afinal, nem tudo que vimos na internet é verdade, e a IA se abastece de verdades e mentiras. Não esqueça disso.
Separei alguns insights que podem te ajudar. Detalhe: foi feito a partir de tudo o que vivenciei, planejei e coloquei como estratégia para beneficiar a mim e à minha equipe de trabalho.
Bora lá:
– Entre as dicas para os profissionais, destaca-se a necessidade do mercado por equipes que tenham mais pensamento estratégico e de planejamento;
– É impossível fazer um bom marketing sem conhecer o produto ou serviço a fundo. Por isso, FAZER PERGUNTAS é mais que importante;
– Para campanhas regionais ou localizadas, uma ótima solução é pensar em mídias programáticas, incluindo OHH como TVs de academia, supermercado, etc;
– O segredo está na personalização e na estratégia. Mas personalizar custa caro. Utilizar o SEO com mídia programática pode ser uma saída muito boa nesses casos;
– Simplificar é a chave do negócio;
– Sobre a utilização de IA, importante ressaltar que as ferramentas são ótimas para apoiar produção de materiais, mas a decisão estratégica precisa ficar com o profissional especializado, que tem vivência e repertório;
– Seja coerente e consistente;
– As cinco eras do marketing de sucesso: Educação, Diferenciação, Desejo, Identidade e Impacto.
A lição de tudo isso é que menos é realmente mais quando se trata de engajamento. Seja direto e estratégico (estou ficando repetitiva) ao se comunicar com o seu público.
A IA é uma ferramenta, mas o pensamento crítico deve vir primeiro. Não deixe que a IA apague a essência da sua marca. Não perca o controle sobre a estratégia e continue fazendo as perguntas certas. Sempre funciona muito bem.
*Vivian Zwaricz é Coordenadora de conteúdo da Código BR Mkt