Primeira Rede Global de Agências Locais chega para democratizar o mercado de comunicação

LEAG reúne agências talentosas e promissoras com o conhecimento local de cada mercado acima de 100 mil habitantes

image001

“Pensar globalmente e agir localmente” é uma das máximas mais difundidas no mercado de comunicação. Foi percebendo que o mercado só realiza a primeira parte desse pensamento, que o publicitário João Fernando Camargo idealizou a LEAG – Local Expert Agency Group, a primeira rede global de agências locais independentes, que reúne talentos em cada cidade economicamente relevante para trazer resultados mais precisos aos clientes de toda a rede. “Hoje no Brasil criam-se campanhas globais, que são veiculadas até na Rússia, mas não se consegue atingir Araçatuba, aqui ao lado, com eficiência”, exemplifica o CEO e chairman da LEAG, João Fernando.

A lógica da rede, que já começa com 25 agências associadas, em nove diferentes áreas da comunicação, espalhadas por 22 cidades de seis países, vai no contra fluxo do mercado brasileiro, que tem a característica de ser concentrador de verbas e abrigar agências de redes multinacionais. “O mercado está concentrado, especialmente em São Paulo. Queremos democratizá-lo fazendo o movimento inverso, dando mais poder e visibilidade às agências independentes, onde quer que elas estejam… Em rede, elas se tornam muito mais fortes”, garante Camargo.

Para o chairman, as agências locais podem alcançar a mesma capacidade criativa e profissional das agências dos grandes centros econômicos, mas com uma diferença fundamental, o conhecimento profundo sobre o mercado na região em que atuam. Em sua campanha de lançamento, a LEAG mostra que pretende descentralizar o mercado por meio da valorização das agências locais: “Talento tem em toda parte. Expertise local só tem quem está aí na sua cidade”, diz o título, convidando as agências locais para o processo de seleção.

No primeiro momento, a rede funciona como uma curadora, avaliando as cidades com mais de 100 mil habitantes e identificando as agências mais promissoras e inovadoras. Depois de uma criteriosa análise, a agência é convidada a integrar a LEAG. Com isso, ela ganha mais visibilidade e capacitação em sua atuação local, tendo acesso a um ambiente de negócios onde pode trocar informações, know-how e atuar em parceria com os demais membros da rede. Assim, pode desenvolver mais negócios individualmente ou em rede. “No futuro, vamos oferecer o que nenhuma outra rede oferece, criatividade estratégica em diversas áreas, aliado ao conhecimento específico em cada micro mercado do país e fora dele. Uma verdadeira inteligência exclusiva à disposição dos clientes”.

Hoje, integram a LEAG a 4 Talentos (Piracicaba), 440V (Carapicuíba), Agência Led (São José do Rio Preto), Audaz (Americana), Avalanche (São José dos Campos), Avalanche (São Paulo), Cervantes (Poços de Caldas), Dosualdo, Colucci (São Carlos), Duplo Design (São Paulo), Du Scatolin (Rio Claro), ECCO – Escritório de Consultoria e Comunicação (São Paulo), Factory Total (Maringá), M&A Comunicação (Ilhabela), Molotov (Taubaté), Ow Interactive (Ribeirão Preto), Perverte (Porto Alegre), Pontodesign (Curitiba), Propaganda Futebol Clube (Porto Alegre) e Zeca Consoni (Araçatuba), no Brasil; ACN & Partners (Miami, EUA); Avalanche (Amsterdam, Holanda); Mix Comunicaciones (Buenos Aires, Argentina); The Agency (Tallinn, Estônia); Upbeat Marketing (Johannesbourg, África do Sul), no exterior.

Mais informações: www.leagnetwork.com

Sobre a LEAG
Fundada pelo premiado publicitário João Fernando Camargo – ex-Vice-Presidente de Criação da Lowe e fundador da hotshop Avalanche, eleita 5 vezes seguidas uma das melhores agências do Brasil pelo Hot Tops da About e Portal da Propaganda, a LEAG – Local Expert Agency Group é a primeira rede global de agências locais escolhidas criteriosamente cidade a cidade, mercado a mercado. Formada por agências independentes, a LEAG reúne o melhor dos dois mundos: experts locais que conhecem como ninguém o mercado específico e especialistas das mais diferentes áreas da comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *