De mídia a planner

Thélio Bonesio é o nosso entrevistado da vez

Ele é publicitário formado pela Universidade de Taubaté e atualmente comanda o atendimento e o planejamento da Arriba!

Acompanhe a entrevista e veja o que ele tem para nos contar!

1 – Você atua como planner na Arriba!. Sempre quis/desejou atuar nesta área?
Atualmente sou Diretor de Atendimento e Planejamento na Arriba! Comunicação. A afinidade com área de Planejamento Estratégico aconteceu gradualmente quando eu era Analista de Mídia da agência. Como Mídia, aos poucos, fui gerando resultados para nossos clientes e, naturalmente, para a própria agência. E, durante este processo, estudava profundamente o negócio dos anunciantes para avaliação e percebia alguns caminhos estratégicos que iam “além da mídia”. Foi nesta época que abracei os Planejamentos Estratégicos dos nossos clientes por iniciativa própria; com isto em muito pouco tempo me tornei de fato responsável pelos planejamentos da Agência. Hoje, na minha equipe tem uma Analista de Planejamento, assim, dividimos as tarefas de um planner dependendo de cada complexidade, tipo de cliente ou segmento de mercado.

Thélio Bonesio é o responsável pelo planejamento estratégico da Arriba!

Thélio Bonesio é o responsável pelo planejamento estratégico da Arriba!

2 – Como é atuar como planner no mercado do Vale do Paraíba?
Percebo que os clientes regionais tem dado mais atenção ao Planejamento Estratégico, independente do setor ou do tamanho. A Arriba! sempre teve a cultura do planejamento e para nós já é um hábito compartilhar com o cliente qual tipo de informação ele precisa entender para tomar uma decisão de modo seguro e o mais respaldado possível.

3 – Vocês (Arriba!) tem ou desenvolveram alguma metodologia/processo de planejamento?
Sim, o nosso Planejamento Estratégico tem uma ‘espinha dorsal’, mas que eventualmente pode ser alterado de acordo com o Briefing do cliente, sua necessidade e o problema de comunicação. Acho que nosso grande diferencial é o processo de imersão no cliente e, sobretudo, o que chamamos de ‘análise de ambiente’. Para qualquer Planejamento, fazemos observação ‘in loco’, ouvimos clientes do cliente, os fornecedores, a cadeia produtiva, a exposição do produto no PDV, experimentamos o produto, degustamos o concorrente e fazemos ‘links’ com marketing e publicidade para a finalização do Planejamento Estratégico. Alguns clientes têm o hábito de trabalhar com metas, o que facilita o acompanhamento da execução do planejamento, seja por meta de venda, meta de adesão, cliques, CTR, LEADs gerados, etc.

4 – Cite duas características fundamentais num bom planner.
Inconformismo e Curiosidade. O sucesso de um Planejamento Estratégico está diretamente proporcional a estes dois fatores, porque ‘inconformismo’ faz com que o planner tenha vontade de ir atrás das fontes corretas para se fundamentar, enquanto a curiosidade abastece seu repertório para atuar com diversos segmentos de mercado.

5 – Além destas características que você citou, que dicas daria para quem deseja atuar como planner?
Nunca descanse sobre seu próprio repertório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *