Sobre como fazer a diferença nas redes sociais com a Prefeitura de Curitiba
Se você é dos meus e está na internet todos os dias, provavelmente, já viu um amigo compartilhar – com risadas, corações, declarações de amor e adjetivos como ‘genial!!!!’ <3 😀 – algum post da Prefeitura de Curitiba.
Aí você se pergunta “por que diabos tem uma pessoa de Pindamonhangaba compartilhando post sobre uma inauguração de postinho de saúde em Curitiba?”
Porque a Prefs – como é carinhosamente chamada – começou a fazer algo que nenhuma outra página pública havia feito: falar com seus munícipes como se fosse um deles. E aí não há limite para os memes, paras as montagens toscas e para a capivara mais amada do Brasil.
A página conseguiu dar um tom interessante e informativo a temas que a juventude, geralmente, ignora ou não procura saber. Isso gera reconhecimento nacional para os feitos da cidade e fomenta nos curitibanos o orgulho de pertencer à cidade mais cool da internet.
A mais nova estripulia na Prefs foi aceitar, entre tantos outros, o pedido de casamento da Prefeitura do Rio de Janeiro. O que parecia ser apenas mais uma interação entre páginas nas mídias sociais tomou caráter de ação social quando as duas Prefs decidiram oficializar o casamento com uma campanha de doação de sangue em hemocentros das duas cidades.
O ‘Casamento Vermelho’ (referência ao casamento sanguinário da série Game Of Thrones) acontecerá neste sábado, dia 27, e promete um aumento de doações em várias partes do país, já que outras prefeituras apadrinharam o casamento e vão promover a campanha em seus próprios hemocentros. É o caso das Prefs de Praia Grande, Maceió, Salvador, Ilhabela, Manaus, Blumenau, Maringá, Mariana, Palmas, Cuiabá, Niterói, Limeira, entre outras.
Além da doação de sangue, a Lista de Presentes da Noiva estimula uma onda de boas ações de cidadãos e empresas dos ~noivos~ e das cidades ~madrinhas~
A #ListaDaNoiva sugere:
1 – Levar 50 crianças ao cinema e 50 crianças ao teatro.
2 – Doar 100 livros para escolas municipais e 100 livros para a tuboteca.
3 – Limpar 20 paredes pichadas.
4 – 1 grafitti comemorativo à união entre as cidades.
5 – atividades recreativas para pacientes em um hospital geral e em um hospital infantil.
6 – Plantar 321 árvores.
7 – Proporcionar um passeio turístico pela cidade para um grupo da terceira idade.
8 – Criar uma ação de resgate da autoestima de mulheres vítimas de violência.
9 – Emprego ou treinamento para 50 pessoas com deficiência e 50 cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
10 – Distribuir 150 picolés para trabalhadores expostos ao sol.
11 – Postar na internet os desenhos de 100 crianças sobre sua cidade no futuro.
As Prefs estão ensinando que interação de marcas nas mídias sociais pode – e deve – ir muito além de só conseguir gerar buzz. Que sejam felizes para sempre!