Inclusão digital

Projeto Rede de Comunicação do ITA possibilita inclusão digital para comunidade ribeirinha em Acará (PA)

Objetivo foi instalar uma rede de comunicação para 1.500 habitantes na comunidade de Boa Vista

social-media-1744854_640

A partir de um olhar comunitário, o projeto Rede de Comunicação, composto por alunos do curso Engenharia da Computação e C-lab (Laboratório de Cidadania) do ITA (Instituto de Tecnologia Aeronáutica), foi até a pequena Boa Vista do Acará, uma comunidade de 1.500 habitantes localizada na cidade de Acará, no Pará (PA), para realizar a inclusão digital dessa população ribeirinha de baixa renda por meio da instalação de uma rede de comunicação. O projeto teve como colaboradores o IDDS (International Development Design Summit) Amazon 2016, coordenado pelo D-lab/MIT (Development through Dialogue, Design and Dissemination), o LASSE (Laboratório de Sensores e Sistemas Embarcados), da UFPA (Universidade Federal do Pará), e contou com o financiamento da T61/ITA.

A Rede de Comunicação, após identificar as necessidades locais, instalou o hardware no período de março a setembro de 2016. Neste período, três alunos do ITA viajaram mais de uma vez para Boa Vista do Acará para planejar e implementar o projeto com participação intensa da comunidade e dos parceiros, levando a internet à escola, ao posto de saúde e à Associação de Produtores. Além disso, em julho, dois alunos foram selecionados para participar do encontro internacional IDDS na comunidade.

De acordo com Cecília César e John Bernhard Kleba, professores do ITA, cada aluno trouxe diferentes talentos, que no trabalho em grupo, se complementaram e fizeram o projeto ser um sucesso. “Para a realização desse projeto, lidamos com a cultura e expectativa local. Além da instalação da rede de comunicação, impactamos diretamente a vida de uma comunidade carente por meio do uso inteligente da tecnologia”, disseram os professores.

Sobre a instalação – Um enlace de rádio foi instalado com o uso de 4 antenas Ubiquiti Airgrid M5 HP Ag-hp-5g27 27dbi, interligando a UFPA (Universidade Federal do Pará) à torre próxima da escola da comunidade (6 km), e um segundo enlace comunica com uma segunda torre localizada a 2 km junto à Associação de Produtores de Boa Vista do Acará. A banda do link de rádio é de 100 Mbps e foi fornecida pelo CTIC (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação) da UFPA.

Uma segunda fase do projeto, que inicia em breve, desta vez sob coordenação do NUPEF – Rio de Janeiro/Fundação Ford, vai realizar a capacitação da população local para o uso inteligente da internet, priorizando o acesso digital como ferramenta de educação, de saúde pública e de auxílio para as cooperativas de produtores locais.

O projeto contou ainda com a colaboração da SBA Communications, Laps Informática, Constrói Telecom e Cisco.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – ITA – Thaís Mazini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.