Levantamento da vert.se mostra marcas que mais se destacaram nas redes sociais no Dia das Mães
O Boticário, BB, Magalu, Vizzano, Jequiti, Riachuelo, Samsung e Reebok aparecem com destaque nas redes sociais
Datas marcantes sempre mexem com as mídias sociais e o Dia das Mães é uma das que mais promovem interações nas redes, ainda mais quando se fala em campanhas de varejo das marcas. Este ano, de acordo com levantamento realizado com base nas interações das mais diversas mídias sociais, conduzido pela vert.se Inteligência Digital, O Boticário foi a marca mais destacada. A campanha criada pela AlmapBBDO para a rede, utilizando a hashtag #MaternidadeSemJulgamentos, foi a mais vista nas redes sociais, obtendo mais de 7,75 milhões de views no YouTube.
De acordo com o estudo, no Twitter o filme teve mais de 4,5 mil visualizações. No Instagram, os dois vídeos da campanha tiveram mais de um milhão de views cada (confira aqui e aqui). Mesmo não sendo personagem da campanha, o grande destaque foi o post de Luana Piovani usando a hashtag, com 134,5 mil curtidas.
Além de O Boticário, o levantamento da vert.se aponta outras marcas com mais comentários e visualizações nas redes sociais nos últimos dias, como Banco do Brasil, Magalu, Vizzano, Jequiti, Riachuelo, Samsung e Reebok. A campanha do Banco do Brasil, que também fala sobre a importância de sermos compreensivos com eventuais erros das mães, registrou mais de 2,7 milhões de views no Twitter. Já a campanha do Magalu com a mãe da Anitta, Miriam Macedo, teve mais de 2,6 milhões de views no Instagram.
“Percebe-se que essas campanhas geram participação espontânea do público. Esse engajamento repercute organicamente entre famosos e anônimos e as redes sociais são um campo fértil para esse resultado. Nos dias de hoje, uma campanha publicitária obrigatoriamente precisa usar essas mídias a fim de alcançar resultados bem mais efetivos do que usando somente formatos tradicionais. Um não vive sem o outro”, analisa Carol Zaine, CEO da vert.se.
O estudo da vert.se também mostra quais são os temas de maior interesse do público com relação ao Dia das Mães. De acordo com a análise, “Marcas”, de modo geral, foi o assunto mais procurado, atingindo 37% das buscas no Google. Na sequência, vêm “Artes e Entretenimento” (14,9%), “Shopping e Compras” (13,9%), “Atacado/Varejo” (13,5%), “Mídia” (11,6%) e “Moda e Estilo” (9,2%).
“Pudemos perceber, analisando o gráfico do Google Trends ao longo dos últimos anos, que o auge de buscas sobre o Dia das Mães no Brasil ocorreu em 2017, mas que houve uma retomada de interesse no tema em 2020. Além disso, os dados também indicam que o ano de 2022 pode superar o de 2021 quanto ao interesse no tema. Nesse período, desde 2011, há um interesse 40% menor no ‘Dia dos Pais’, em comparação com ‘Dia das Mães’”, conclui Carol Zaine.
Fonte: LF & Cia Comunicação Integrada – Marco Barone