Batendo papo sobre mídia
Esse texto é só para registrar a minha participação no evento 1°Bate Papo de Mídia, promovido pelo amigo e super parceiro Filipe Crespo, do Blog dos Crespo.
Mídia é uma área tão pouco comentada e discutida que, uma oportunidade assim , é imperdível e muito louvável. O espaço (NOX Concept Ideas, em Moema, SP) é pequeno mas muito legal e confortável. O público era reduzido (o espaço comporta poucas pessoas), mas muito atento e participativo. Havia profissionais, professores, alunos e gente de veículo.
Tive a honra e a satisfação muito grande de participar do primeiro painel do dia. Neste painel discutimos sobre o ensino de Mídia nas universidades. E foi muito rico. Pude perceber que o que venho fazendo nos últimos anos está em sintonia com as áreas de mídia das agências e o que professores de outras universidades/faculdades fazem. Aprendi muito!
Um ponto interessante que foi levantado é um certo distanciamento entre a academia e a prática da profissão, principalmente no que se refere ao ferramental da atividade de mídia. Em outras palavras: não ter os softwares de mídia para usar em sala de aula e não contar com os dados e programas de pesquisa de mídia.
Outro aspecto da discussão que me pareceu importante é o fato de que os professores têm que buscar mostrar que mídia é uma atividade criativa e que lidar com planejamento e estratégia é algo interessante e prazeroso. Mostrar que mídia não se resume a números, mas leva muito em conta raciocínio estratégico e capacidade de analisar cenários e propor soluções.
Agradeço imensamente o convite do Filipe.E que venham outros eventos como este!
Grande Josué. Mais uma vez, agradeço tua participação. Foi interessantíssimo o debate e os elogios achegam ainda nos dias de hoje. Obrigado, mesmo! Um enorme abraço.