Uma jovem planner

“…tem sido um desafio lidar com tantas descobertas e novidades ao mesmo tempo.”

O Publicitando retoma as entrevistas com profissionais de comunicação de nosso mercado. E a entrevistada da vez é a jovem e muito competente publicitária Tuani Carvalho. A Tuani, atualmente, é planner na Focusnetworks e divide aqui um pouco de sua trajetória e experiências.

Acompanhe o que ela nos disse:

1 – Fale um pouco de sua trajetória até aqui. Você começou ainda na faculdade, fazendo estágio em agência, não foi?

Sim! No início do terceiro ano da faculdade, comecei um estágio na área de mídia e lá fiquei por quase dois anos. Aprendi bastante de publicidade offline e é um conhecimento que ainda levo comigo e que faz toda a diferença. Depois, tive uma passagem pelo marketing do Hospital do GACC em São José que, apesar de curta, eu lembro com muito carinho porque é uma causa muito nobre. Passei também pela Alameda, onde tive meu primeiro contato com o universo digital atuando como analista de mídias sociais. Foi uma outra escola pra mim e um lugar onde adorei trabalhar durante quase um ano. No fim de 2014 optei por sair do meu emprego e ir passar uma temporada na Alemanha viajando e estudando alemão por 3 meses. Logo depois que voltei de viagem, fiz uma entrevista na Focusnetworks, onde trabalho atualmente.

Tuani Carvalho é planner na Focusnetworks

Tuani Carvalho é planner na Focusnetworks

2 – Hoje você atua em planejamento. Fale um pouco sobre como é atuar neste setor.

Bom, mais do que a área de planejamento em si, o digital tem sido uma grande novidade pra mim. A agência tem uma estrutura enorme e clientes grandes então o nível de conhecimento e complexidade dos trabalhos é bem maior do que eu estava acostumada. No geral, tem sido um desafio lidar com tantas descobertas e novidades ao mesmo tempo. Atuar no planejamento é ter um olho no peixe e outro no gato: é entender como uma ação pode impactar a outra e buscar formas de compreender e metrificar esses processos.

3 – Quais habilidades e capacidades deve possuir um bom planner?

Eu ainda to tentando descobrir hahaha. Mas, de cara, o que posso dizer é: organização, análise crítica, criatividade e saber um pouco de tudo. Organização porque o papel do planejamento é conectar todas as pontas para que o trabalho flua de forma a conseguir os melhores resultados para o cliente, isso requer uma organização mental muito grande pra não deixar nenhum detalhe passar. Análise crítica porque é muito importante enxergar qual a raiz do problema para conseguir resolvê-lo de forma eficaz. Criatividade para sempre buscar a inovação e conseguir fornecer insights para a criação ou para novos projetos, por exemplo. E saber um pouco de tudo porque muitas, muitas vezes grande parte do trabalho é garantir que tudo está saindo como o planejado e, se não, buscar alternativas para mudança de rota e só se faz isso quando você tem algum conhecimento sobre as possibilidades de cada área envolvida.

4 – Em que você acha que alguém que ainda está estudando publicidade e propaganda deve investir para estar melhor preparado para o mercado de trabalho?

Acho que pra se preparar para o mercado de trabalho, a primeira coisa é decidir em qual mercado deseja trabalhar. A publicidade oferece uma gama imensa de opções e todas elas podem ser fascinantes. Se você optar pelo digital, eu recomendo ler, ler muito – livros, artigos, blogs etc – para conhecer e se inteirar das novidades (que surgem todos os dias) e, se puder, fazer uns cursos livres dentro das áreas que despertem maior interesse. Se eu tivesse feito isso, com certeza, estaria muito mais preparada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.