Pesquisa sobre o uso de dispositivos móveis

Essa vem direto do painel Indicadores do Mercado do Digitalks

Estudo mostra que as mulheres preferem os smartphones para acessar as redes sociais, ler emails, navegar na web e até para assistir filme; mas na hora da compra usam os PCs e notebooks

depyl-action-mulher-com-smartphone

Sophia Mind, empresa de pesquisa e inteligência de mercado feminino da Batanga Media, realizou uma pesquisa para mapear o comportamento das mulheres nos dispositivos móveis. As preferências de acesso, a frequência de uso e o comportamento nas redes sociais foram alguns dos temas abordados. A pesquisa foi feita com quase duas mil internautas, de 18 a 60 anos. O resultado mostra que hoje quase metade das mulheres conta com um dispositivo móvel: 40% têm um smartphone, 33% smartphone e tablet e 8% possuem somente tablet.

Sem dispositivo móvel

Do total de entrevistadas, 19% delas ainda não possuem nenhum dispositivo móvel O Motivo? 70% não têm condição para comprar, 20% acham muito caro e apenas 5% não se interessam pelo produto. Deste grupo, 94% pretendem adquirir um smartphone e mais da metade alega que o principal motivo para ter o smartphone seria a facilidade no dia a dia. A Samsung aparece como a marca mais desejada (43%), na sequência a Apple (21%) e a Nokia (14%). Quanto à utilidade do produto: 58% citam a navegação na internet, 48% os envios e recebimentos de e-mails e 45% o acesso às redes sociais.

100% conectadas

Entre as mulheres com dispositivos móveis, 28% têm seu mobile há mais de dois anos e 22% pretendem trocar seu aparelho nos próximos seis meses. As funções mais citadas dos dispositivos são: 71% para acessar as redes sociais, 66% a internet e 61% para ligações.

Em comparação com o último estudo sobre mobile realizado em 2013, as redes sociais saltaram de segundo lugar para primeiro, sendo a principal função do uso em dispositivos móveis.

Quando e onde…

Os locais de uso mais citados pelas entrevistadas: em casa (91%), no trabalho (61%), deitada na cama (53%), em bares e restaurantes (28%) e em transportes públicos (24%). Quase que metade delas passa até 10 horas semanais conectadas e 25% até 20 horas. A frequência? 83% dizem acessar a web via mobile mais de uma vez ao dia e todos os dias.

Compras no mobile

Apenas 19% das mulheres participantes da pesquisa efetuam as compras pelo mobile. A compra online é feita por 68% delas via computador ou notebook. E, 63% preferem a loja física. As causas citadas para não comprar pelos dispositivos móveis são: acreditar que a compra pelo PC é mais fácil (41%), não sentir segurança (28%), falta de estrutura de alguns sites nos dispositivos móveis (25%) e preferir a loja física (20%). As que efetuam as compras pelo mobile alegam que a comodidade e facilidade são os principais motivos.

smartphone-para-mulher-620x413

Atividades favoritas

As entrevistadas também foram questionadas sobre a preferência- smartphone, tablet ou PC/notebook – na hora de acessar as redes sociais, ler e-mails, acessar a internet e ver filmes. O smartphone foi o vencedor em todas as modalidades, até para assistir filmes.

Os preferidos para compartilhar e baixar

Nas redes sociais: 27% compartilham suas fotos, 26% preferem escrever e 45% se dizem indiferentes. Entre os aplicativos, os mais baixados são de música (68%), redes sociais (67%) e de fotos e vídeos (63%)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *