Inbound marketing: entenda sobre essa técnica que vem crescendo no mercado
Entre os diversos fatores que devem ser avaliados para o desenvolvimento de uma estratégia estão os canais de atuação. Quando se trata de marketing digital, a relevância das táticas empregadas, como o inbound marketing, é notável devido a visibilidade que pode ser alcançada neste meio.
Naturalmente, além de uma presença digital marcante, é uma forma de ter um relacionamento diferenciado com clientes e otimizar recursos financeiros em relação aos investimentos em marketing.
Para compreender a importância desse tipo de marketing e investimento, basta observar a presença da internet no modo de consumo das pessoas. Por exemplo, se uma empresa do setor de construção civil está averiguando os recursos necessários para uma obra e em determinado ponto necessita buscar pela locação de guindaste, há grandes chances da internet ser um recurso utilizado e de uma empresa com visibilidade nesse meio ser selecionada.
Quais são as principais características do Inbound?
A base do inbound marketing é a atração por meio do conteúdo, contando com três pontos de grande destaque, que são o marketing de conteúdo, as técnicas de SEO e as estratégias em redes sociais. Essas táticas contribuem respectivamente na produção de conteúdo relevante e específico para o público-alvo, no posicionamento nos buscadores e no engajamento das marcas. Entre os pontos de maior destaque nas medidas adotadas no inbound marketing, é possível citar:
- Interação aberta entre cliente e marca;
- Continuidade na comunicação;
- Atendimento de dúvidas;
- Relacionamento consistente;
- Proximidade.
Os usuários estimulados pelo material associam uma maior credibilidade a empresa, que consequentemente, poderá estabelecer uma ligação mais positiva, além de investir em um relacionamento saudável com um potencial cliente. Sendo assim, há grandes chances para que a venda ocorra, principalmente com a presença dos atributos abordados de forma adequada.
Ainda mais, com uma estratégia elaborada corretamente, é possível contar com grande precisão, o que viabiliza alcançar não apenas muitas pessoas, mas o público adequado. Por exemplo, se uma empresa que trabalha com a confecção de abadás investe neste tipo de técnica, naturalmente, a visibilidade é uma prioridade, mas o que de fato faz diferença é a qualidade do público alcançado para o aumento de vendas, autoridade e fortalecimento da marca como um todo.
A comunicação aberta é viabilizada justamente pelo conteúdo ser específico para a audiência, sem isso, obstáculos significativos seriam enfrentados para a atração e a construção de uma relação de confiança.
Afinal, o tipo de conteúdo, abordagem e até mesmo os canais de atuação aplicados para o público de uma fábrica de cobertores, naturalmente será distinto ao comparar com de estratégias de uma empresa que comercializa impressora de código de barras e o mesmo se enquadra em qualquer tipo de setor, pois conforme será visto a seguir, o inbound marketing é versátil.
O inbound pode ser aplicado em qualquer setor?
Sem dúvidas, é decisivo selecionar as estratégias mais convenientes para cada empresa com o objetivo de se prevenir de transtornos severos e com a aplicação do inbound marketing, é possível atender clientes de diferentes segmentos, principalmente por envolver táticas variadas.
Nesse caso, torna-se necessário avaliar quais são as melhores abordagens e adaptar o inbound marketing a cada tipo de negócio. Por exemplo, escalar em pequenas empresas, aos poucos as estratégias com um monitoramento regular é favorável, enquanto para um e-commerce, o impulsionamento de informações para elevar o poder de influência da marca é um dos principais alvos das estratégias.
São cenários totalmente distintos, principalmente ao comparar com empresas de medicina e instituições de ensino, que devem atender uma conduta mais diferenciada, com um maior foco na educação de mercado.
Com as mudanças constantes no mercado, é necessário que as empresas busquem acompanhar as tendências. A internet é um dos pontos de grande impacto para o comportamento do consumidor, o que reforça a necessidade de que investimentos constantes sejam realizados em análises e ajustes estratégicos.
Neste meio, conforme abordado, o inbound pode ser uma alternativa positiva para a conquista e preservação de clientes, mas para evitar prejuízos, é crucial sempre recorrer ao serviço de profissionais qualificados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.