Coluna {De dentro pra fora}

Fechado para balanço. Hora de planejar.

Vitor coluna

Geralmente, nesta época, a gente costuma fazer um balanço do ano. Relembrar as metas que foram alcançadas, lamentar as que ficaram para trás e também já definir as básicas para o Ano Novo. Academia, esporte, comer melhor, dormir mais, ler tantos livros por mês. São muitas.

Na Comunicação, também é hora de dar uma calibrada nos planejamentos e estruturá-los para o próximo ano. Então, vou tentar elencar alguns itens que são importantes nessa elaboração. Se eu esquecer algo (que é bem provável), dá um desconto, vai!

Estratégia
Você já sabe qual é o objetivo da empresa para o próximo ano/período? Com base nessa informação, você já definiu a estratégia de comunicação para suportar essa meta?

creativity-819371_640

Conteúdo
Somando a estratégia da empresa mais a situação do mercado, você já definiu quais serão as mensagens-chave para o período? Sobre o que os funcionários poderão ter dúvidas ou querer mais informações? E o que a empresa vai precisar reforçar o ano inteiro? O que terá relevância nesse cenário? Essas respostas ajudarão você a definir as mensagens-chave e sempre explorá-las nas diversas comunicações.

internet-315132_640

Estratificação
Com quem você está falando? De que forma você está falando? Funcionou neste ano? Se você ainda não fez uma pesquisa formal sobre os canais da sua empresa, vale a pena conversar com algumas pessoas e entender o que realmente funciona e o que pode ser aprimorado para o próximo ano. Aqui, vale repensar o formato, a linguagem e até criar novas segmentações.

computer-39062_640

Atratividade
Como você tem transmitido as mensagens? A comunicação equilibra os interesses de informação dos funcionários com os interesses de comunicação da empresa? Seu público se sente atraído a ler e participar da comunicação? Quais abordagens são usadas? É possível transformar comunicações do dia a dia em mensagens mais atrativas? Existe um diálogo com os funcionários?

dead-end-43421_640

Mensuração
Você estabelece metas para a comunicação e mede o quanto elas foram alcançadas? Essas metas podem ser estabelecidas em diferentes esferas (produção dos canais, compreensão das mensagens, mudanças de comportamento). Porém, esse assunto é mais complexo. Você pode começar pelo básico ou chamar uma agência para ajudá-lo a criar um processo de mensuração.

measuring-tape-926716_640

Esses são alguns pontos importantes para se considerar num planejamento anual, mas com certeza você pode implementá-lo. É importante você também considerar a verba da área e o tamanho da sua equipe. Não adianta estabelecer metas que não podem ser cumpridas por falta de mão de obra. Comprometa-se com o que você definir, mesmo que precise enxugar alguns canais para dar conta. Antes o básico bem feito do que muita coisa pela metade.

Agora é sentar e organizar tudo isso. E que 2016 seja melhor, com objetivos alcançados e um avanço na percepção da importância da comunicação para a sua empresa. Vamos nessa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.