A minha lista

Os 10 livros essenciais ao publicitário

Sim, sim… Já foram feitas centenas, talvez milhares ou até milhões de listas de livros que todo publicitário deveria ler. Entretanto, dois motivos me levaram a fazer uma: um, nunca tinha feito (rs); dois, estamos no início do ano letivo e há muitos calouros sedentos de informação. E até alguns veteranos “distraídos” (rs, de novo).

Coloquei os livros de acordo com o que ia me lembrando. Não há uma ordem de importância. Então lá vai:

Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar

Neste livro profissionais escrevem sobre cada área de atuação em propaganda. Há gente de peso e capítulos fortes e fracos. mas é leitura obrigatória. Destaque para os capítulos de planejamento, atendimento e mídia.

Criação sem pistolão

Escrito por Carlos Domingos o livro, como o título sugere, faz foco na criação publicitária. mas pode acreditar, mesmo que criação não seja totalmente a sua praia, você vai gostar de ler.

Propaganda Ilimitada

Esse livro foi escrito por Francesc Petit, o P da famosa e lendária DPZ. Foi lançado em 1991, mas tem edição atual, revista e ampliada. Foi um dos livros que devorei com mais apetite. Imperdível!

Fazer acontecer

Livro de autoria do mestre do planejamento de comunicação no Brasil (na minha modesta opinião) Julio Ribeiro. Obra deliciosa, rica e essencial para quem gosta da área de planejamento estratégico de comunicação. Sou amplamente suspeito, pois sou fã de carteirinha do Julio Ribeiro, mas… procure, encontre e leia!

Propaganda é isso aí

Confesso que de início não gostei muito do livro. Depois que comecei a sentir necessidade de melhorar o material das minhas aulas me rendi ao livro do Zeca Martins. É básico, mas o básico é sempre essencial!

A Publicidade Como Negócio

O livro é uma coletânea de vários artigos divididos em categorias de assuntos. Muito, muito bom. Mas recomendo que seja lido quando você já tiver cursado alguns semestres. É uma das melhores obras que li. Tem um pé na área de mídia, mas contempla muitos aspectos importantes e atuais – embora seja do meio dos anos 1990.

Administracao Em Publicidade

Obra escrita por Marcélia Lupetti. Dá uma ampla visão de todo o sistema publicitário. Mostra o funcionamento de uma agência. Obra obrigatória para a formação de todo bom publicitário e profissional de comunicação.

Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica

Mais uma obra de Marcélia Lupetti. Mais uma imperdível. Quando li tinha certeza de que a obra seria referência para a minha empresa (na época tinha uma agência) e para minhas aulas.Leia, leia, leia!

Propaganda Tecnica da Comunicacao Industrial e Comercial

De autoria de Plinio Cabral trata-se de um livro dedicado à história e aos fundamentos da propaganda. Básica, a obra é muito indicada para quem está começando a entrar no universo da propaganda. Esta obra me ajudou demais no início da carreira de professor.

Propaganda de A a Z

Muito famosa entre profissionais, estudantes e professores de propaganda, a obra de Rafael Sampaio não pode ficar fora de nenhuma lista de obras essenciais em propaganda.E trata-se mesmo de um ótimo livro. Um conselho: leia ainda no primeiro semestre e entenda o papo nas aulas com mais facilidade.

É claro que há muitas outras obras importantes e interessantes e você tem todo direito de não concordar comas minhas dez escolhidas. Com o tempo vou sugerindo algumas outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.