Coluna “Discutindo a relação…”

Ensinar a ser criativo. Ser criativo ao ensinar

Josué coluna correto

A coluna “Discutindo a relação…” deste mês calhou de cair bem no Dia dos Professores. Prato feito para falar do ensino superior de propaganda e das suas consequências para o mercado.

Há clareza de que tudo mudou no mercado de comunicação nos últimos 20 anos. E o que não mudou ainda, por pura resistência e teimosia de alguns players, mudará. H.á necessidade de busca por novas práticas, novos modelos de atuação, novos profissionais.

E o ensino de propaganda? Mudou? Acompanhou a mudança radical de cenário? Não em todos os casos… Infelizmente.

Boa parte do que vi e vejo ao longo deste 24 anos de atuação como professor em cursos superiores de propaganda (Unitau, UBC e Cásper Líbero) e em passagens por módulos de pós graduação aqui e ali indica que repetimos modelos e vícios do mercado no ensino de propaganda nas faculdades.

É claro que temos que ensinar o básico. Temos que mostrar o modelo que surgiu a mais de 50 anos. Mais temos também que ensinar a pensar de modo diferente. Ensinar que novos modelos de atuação publicitária podem e devem ser testados. Que o modelo testado e aprovado há 50 anos já não funciona tão bem. E que por conta disso nossa atividade perde relvância. E a crise atual só amplia esse problema.

Mais do que ensinar modelos, roteiros, fórmulas, apostilas de dicas e de “como fazer” devemos ensinar a pensar a partir de conceituação e fundamentação fortes.

pencils-924965_1920

Temos que descobrir novas maneiras de ensinar. Como cobrar que nosso aluno seja criativo, inventivo e inovador se o que ele vê, ouve e anota nas salas de aula nada tem disso tudo?

Tudo mudou no cenário de comunicação e muito desta mudança se deve ao fato de que as pessoas mudaram. Alunos são pessoas. Óbvio! Então, meus caros, os alunos de hoje são totalmente diferentes dos alunos de 20 anos atrás. Temos que ensinar de modo diferente. Temos que ensinar de um modo mais atrativo, sedutor, criativo, inventivo, desafiador.

É fácil?! De modo algum. É bem mais difícil…Mas como sempre digo aos alunos que reclamam que determinado trabalho ou exercício é difícil: se fosse fácil qualquer um faria.

Parabéns, professores de propaganda pela data de hoje. Temos motivos para comemorar. Mas temos muito o que refletir. Para ter um mercado melhor precisamos entregar a este mesmo mercado profissionais melhores. Gente que reflete, analisa, propõe, cria e modifica.

Simbora fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.