Vigésimo terceiro Festup – Primeiro dia

Vigésimo terceiro Festup – Primeiro dia
Conhecendo os “batatinhas”.
A primeira palestra que resolvi assistir no sábado foi a da Nova/Batata. Havia lido uma matéria sobre essa experiência nas páginas da Meio&Mensagem.
A Nova/Batata foi a primeira agência pop up do Brasil. E o que é isso. Uma agência pop up é aquela que tem vida pré-determinada, geralmente um curto período de tempo, e que tem a finalidade de atender a comunidade em seu entorno.
A agência se instalou no Largo da Batata e atendeu diversos pequenos clientes, orquestrando projetos a partir de uma equipe de estagiários que passaram por uma seleção prévia, supervisionados por profissionais seniors.
Um dos principais objetivos do projeto era descobrir novos talentos para a agência Nova/SB, criadora do projeto. Além disso, é óbvio, eles colheram frutos com a ampla mídia espontânea gerada.
Só se tem conhecimento de outros três projetos semelhantes a esse em todo mundo.
A palestra encerrou-se com a apresentação dos “batatinhas”, como ficaram conhecidos os estagiários participantes do projeto Nova/Batata.
Só os professores
Logo depois da primeira palestra, o Festup teve sequencia com as palestras de criação. Mas os professores foram reunidos em um auditório a parte na FAAP para assistir ao módulo docente. E o tema desse módulo era Mídias Sociais.
Quem falou primeiro foi Eric Messa. Ele tratou dos novos paradigmas da comunicação e apontou que agora nos comunicamos usando Branded Content através de conteúdo e usando Social Media através de relacionamento.
Trouxe a idéia de Social News: a população buscando e recebendo informações via redes sociais e não somente através dos canais mais tradicionais. Eric disse também que, denro da diferentes formações culturais, vivemos agora a fase em que a tecnologia nos permite conexão contínua.
Ele apontou alguns conceitos fundamentais dentro deste cenário: Interatividade (em todos os meios, não apenas nos digitais); Colaboração; Mobilização; Mobilidade; Nós somos a mídia.
Finalizou dizendo que vivemos o momento da Exposição, ou Era da Exposição, na qual se estabelece o público x privado, a vigilância x auto-exposição e afirmou que não há modo de controlar totalmente a exposição na intenet.
Depois da fala do Messa, e ainda dentro do módulo docente, foi a vez do editor da PróXXIma, Pyr Marcondes, assumir a palavra.
Ele iniciou mostrando um vídeo muito simples para exemplificar como as pessoas se comportam em rede, em grupos, e apontou: o mundo digital pede mais proximidade com a sociologia, a antropologia e a etnografia.
Tratou do fator impessoal e o poder das multidões, relação na qual todo mundo e ninguém  acabam mandando em ninguém. E disparou: o caos é a nova ordem. O caos altera o poder social e a ordem política drasticamente. Mas o caos é positivo!
E finalizou dizendo: gente falando com gente é o caminho para se dar bem na comunicação atual, daí a grande dificuldade das marcas em se posicionar dentro desta nova realidade.
Falando de atendimento
Depois do módulo docente tivemos o horário do almoço e retornei para acompanhar a palestra de atendimento proferida em dupla por Gleidys Salvanha, da Publicis, e por Fabio Rabelo, da AG2.
O que eles trouxeram de realmente novo foi o modo como a Publicis, que controla a AG2, está se estruturando internamente para atender seus clientes. Eles estão apostando no que eles batizaram de Team Leader. Geralmente o Team Leader é um profissional sênior de atendimento ou mídia que trabalham juntos e organizam um time para atender as necessidades dos clientes a partir de projetos que estes demandem. Aplicam também o Conceito de Flutuação, que permite a estes líderes atuar em outros projetos simultâneos quando solicitados para tanto.
Segundo eles, isso confere mais agilidade e mais conhecimento, o que acaba por gerar um círculo virtuoso. Para um mercado em transformação, a estrutura da agência deve estar capacitada para entender/atender vários e diferentes aspectos da comunicação de uma marca ou produto.
E finalizaram afirmando: a melhor saída é investir pra valer em comunicação integrada (on/off ou BTL/ATL).
Assim foi o meu sábado de Vigésimo terceiro Festup. Na sequência conto como foi o domingo.

Conhecendo os “batatinhas”

A primeira palestra que resolvi assistir no sábado foi a da Nova/Batata. Havia lido uma matéria sobre essa experiência nas páginas da Meio&Mensagem.

A Nova/Batata foi a primeira agência pop up do Brasil. E o que é isso? Uma agência pop up é aquela que tem vida pré-determinada, geralmente um curto período de tempo, e que tem a finalidade de atender a comunidade em seu entorno.

A agência se instalou no Largo da Batata e atendeu diversos pequenos clientes, orquestrando projetos a partir de uma equipe de estagiários que passaram por uma seleção prévia, supervisionados por profissionais seniors.

Um dos principais objetivos do projeto era descobrir novos talentos para a agência Nova/SB, criadora do projeto. Além disso, é óbvio, eles colheram frutos com a ampla mídia espontânea gerada.

Só se tem conhecimento de outros três projetos semelhantes a esse em todo mundo.

A palestra encerrou-se com a apresentação dos “batatinhas”, como ficaram conhecidos os estagiários participantes do projeto Nova/Batata.

Só os professores

Logo depois da primeira palestra, o Festup teve sequencia com as palestras de criação. Mas os professores foram reunidos em um auditório a parte na FAAP para assistir ao módulo docente. E o tema desse módulo era Mídias Sociais.

Quem falou primeiro foi Eric Messa. Ele tratou dos novos paradigmas da comunicação e apontou que agora nos comunicamos usando Branded Content através de conteúdo e usando Social Media através de relacionamento.

Eric Messa e Pyr Marcondes no Módulo Docente

Eric Messa e Pyr Marcondes no Módulo Docente

Trouxe a idéia de Social News: a população buscando e recebendo informações via redes sociais e não somente através dos canais mais tradicionais. Eric disse também que, dentro das diferentes formações culturais, vivemos agora a fase em que a tecnologia nos permite conexão contínua.

Ele apontou alguns conceitos fundamentais dentro deste cenário: Interatividade (em todos os meios, não apenas nos digitais); Colaboração; Mobilização; Mobilidade e Nós somos a mídia.

Finalizou dizendo que vivemos o momento da Exposição, ou Era da Exposição, na qual se estabelece o público x privado, a vigilância x auto-exposição e afirmou que não há modo de controlar totalmente a exposição na intenet.

Depois da fala do Messa, e ainda dentro do módulo docente, foi a vez do editor da PróXXIma, Pyr Marcondes, assumir a palavra.

Ele iniciou mostrando um vídeo muito simples para exemplificar como as pessoas se comportam em rede, em grupos, e apontou: o mundo digital pede mais proximidade com a sociologia, a antropologia e a etnografia.

Tratou do fator impessoal e o poder das multidões, relação na qual todo mundo e ninguém  acabam mandando em ninguém. E disparou: o caos é a nova ordem. O caos altera o poder social e a ordem política drasticamente. Mas o caos é positivo!

E finalizou dizendo: gente falando com gente é o caminho para se dar bem na comunicação atual, daí a grande dificuldade das marcas em se posicionar dentro desta nova realidade.

Falando de atendimento

Depois do módulo docente tivemos o horário do almoço e retornei para acompanhar a palestra de atendimento proferida em dupla por Gleidys Salvanha, da Publicis, e por Fabio Rabelo, da AG2.

Gleidys Salvanha e Fábio Rabelo no módulo de atendimento

Gleidys Salvanha e Fábio Rabelo no módulo de atendimento

O que eles trouxeram de realmente novo foi o modo como a Publicis, que controla a AG2, está se estruturando internamente para atender seus clientes. Eles estão apostando no que eles batizaram de Team Leader. Geralmente o Team Leader é um profissional sênior de atendimento ou mídia que trabalham juntos e organizam um time para atender as necessidades dos clientes a partir de projetos que estes demandem. Aplicam também o Conceito de Flutuação, que permite a estes líderes atuar em outros projetos simultâneos quando solicitados para tanto.

Segundo eles, isso confere mais agilidade e mais conhecimento, o que acaba por gerar um círculo virtuoso. Para um mercado em transformação, a estrutura da agência deve estar capacitada para entender/atender vários e diferentes aspectos da comunicação de uma marca ou produto.

E finalizaram afirmando: a melhor saída é investir pra valer em comunicação integrada (on/off ou BTL/ATL).

Assim foi o meu sábado de Vigésimo terceiro Festup. Na sequência conto como foi o domingo.

Empreendedorismo

UNITAU E SEBRAE REALIZAM II FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO – POSTADO EM 16/09/2011
A Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio da Pró-reitoria Estudantil, em parceria com o Sebrae, realizará, no próximo dia 21, o II Fórum de Empreendedorismo, que acontecerá das 8h às 12h, no Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade.
O evento é mais uma atividade da frente de trabalho voltada ao empreendedorismo, desenvolvida pela Central de Oportunidades da UNITAU, e tem como objetivo tornar o tema cada vez mais próximo do cotidiano de alunos e professores, tendo em vista a importância do assunto e sua difusão no mercado de trabalho. “Esta é a nossa tendência. O aluno precisa ter essa visão empreendedora. O mercado exige este perfil e a Universidade tem o dever de contribuir com a formação neste sentido”, ressalta a Pró-Reitora Estudantil, Profa. Dra. Nara Lúcia Perondi Fortes.
Convidado pela equipe do Sebrae, o Prof. Dr. Gabriel Perissé abordará, em sua palestra Como ser um líder motivador, entre outros assuntos, a educação formal que se recebe e a de que se precisa para ser um líder, a automotivação versus obediência temerosa e resignada, o perfil de Hércules como líder, e os deveres e compromissos do líder. “A ideia é trazer informações que contribuam para que todos sejam protagonistas de suas vidas, seja como empregado ou empregador”, ressaltou a Profa. Adriana Labinas, que participa da organização do evento
O evento também contará com uma mesa redonda com ex-alunos e professores do curso de Empreendedorismo, promovido no primeiro semestre pela Universidade de Taubaté. A atividade será conduzida por um mediador do Sebrae. Na oportunidade, serão discutidos casos de sucesso e suas experiências como empresários.
O II Fórum de Empreendedorismo é gratuito e voltado a alunos, a professores, a empresários e a pessoas interessadas. Todos os participantes receberão certificação. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 0800 57 08 00.
ACOM/ UNITAU

UNITAU E SEBRAE REALIZAM II FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO

A Universidade de Taubaté (UNITAU), por meio da Pró-reitoria Estudantil, em parceria com o Sebrae, realizará, no próximo dia 21, o II Fórum de Empreendedorismo, que acontecerá das 8h às 12h, no Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade.

O evento é mais uma atividade da frente de trabalho voltada ao empreendedorismo, desenvolvida pela Central de Oportunidades da UNITAU, e tem como objetivo tornar o tema cada vez mais próximo do cotidiano de alunos e professores, tendo em vista a importância do assunto e sua difusão no mercado de trabalho. “Esta é a nossa tendência. O aluno precisa ter essa visão empreendedora. O mercado exige este perfil e a Universidade tem o dever de contribuir com a formação neste sentido”, ressalta a Pró-Reitora Estudantil, Profa. Dra. Nara Lúcia Perondi Fortes.

empreendedorismo

Convidado pela equipe do Sebrae, o Prof. Dr. Gabriel Perissé abordará, em sua palestra Como ser um líder motivador, entre outros assuntos, a educação formal que se recebe e a de que se precisa para ser um líder, a automotivação versus obediência temerosa e resignada, o perfil de Hércules como líder, e os deveres e compromissos do líder. “A ideia é trazer informações que contribuam para que todos sejam protagonistas de suas vidas, seja como empregado ou empregador”, ressaltou a Profa. Adriana Labinas, que participa da organização do evento.

O evento também contará com uma mesa redonda com ex-alunos e professores do curso de Empreendedorismo, promovido no primeiro semestre pela Universidade de Taubaté. A atividade será conduzida por um mediador do Sebrae. Na oportunidade, serão discutidos casos de sucesso e suas experiências como empresários.

O II Fórum de Empreendedorismo é gratuito e voltado a alunos, a professores, a empresários e a pessoas interessadas. Todos os participantes receberão certificação. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 0800 57 08 00.

Fonte: ACOM/ UNITAU

Paraty em Foco

Paraty em Foco – 7º Festival Internacional de Fotografia acontece entre os dias 21 e 25 de setembro
Programação inclui entrevistas, palestras, exposições, workshops, projeções, leituras de portfólio e lançamentos
Cerca de 80 convidados, entre eles, Pieter Hugo [África do Sul], Olivia Arthur [Magnum Photos UK], Penelope Umbrico [EUA], e os brasileiros Claudia Jaguaribe, Luciano Candisani [National Geographic], Caio Reisewitz e Miguel Rio Branco
A sétima edição do Paraty em Foco acontecerá no próximo mês de setembro na cidade de Paraty, RJ. Seu tema “futuro” surge num turbilhão de imagens, navegando por um mundo quase totalmente digital. É inevitável questionar qual será a cara da nova fotografia, qual será a produção fotográfica que a humanidade vai encontrar mais a frente e onde se posicionarão fotógrafos e artistas diante de toda essa revolução que já começou e que não para de acelerar.
Produção do Estúdio Madalena [São Paulo] e da Galeria Zoom [Paraty], o evento oferecerá uma vasta programação. A maior parte totalmente gratuita e aberta ao público em geral. Iatã Cannabrava, um dos diretores do Festival, fala dos prazeres e desafios de fazer o Paraty em Foco: “O Festival está entre os dez maiores eventos da fotografia no mundo e, mesmo com 80 novos convidados a cada ano, não conseguimos dar conta da demanda por novos olhares e pensamentos sobre a fotografia, tamanha a pluralidade que o meio vive. A fotografia passa por uma revolução. Não é apenas um meio de expressão, mas uma ação múltipla na sociedade contemporânea, entre a arte e a ciência, sendo a grande protagonista das redes sociais”. Cannabrava ainda completa: “As transformações são tantas e tão rápidas que só podemos falar de futuro de duas maneiras: futuro imediato ou quase passado”.
A programação do Paraty em Foco
Encontros | Entrevistas – Atraindo boa parte do público (circulam pelo Paraty em Foco cerca de 8 mil pessoas), serão 14 encontros/entrevistas com grandes nomes da fotografia nacional e internacional, que acontecem na Casa de Cultura, principal centro cultural da cidade. Serão quatro rodadas diárias: às 10h30, 15h, 17h e 19h (programação completa segue em anexo), exceto no dia de abertura que acontecerá uma entrevista às 19 hs. Tudo será retransmitido ao vivo para o Espaço Multimídia (uma grande tenda que o Festival monta na Praça da Matriz), para o Lounge do Visitante e também pelo site oficial do evento – www.paratyemfoco.com.br.
Exposições – a cidade fica tomada pela fotografia. Essas mostras estarão espalhadas entre galerias da cidade [Galeria Zoom, Traço Atelier, Galeria do Iphan, entre outras] e lugares inusitados, como a Capelinha Nossa Senhora das Dores (2º andar), o Mercadinho do Cais, os Tapumes (atrás da igreja Santa Rita), a Casa da Pólvora e outros.
Circuito Noite – É uma novidade desta edição: uma programação de exposições projetadas nas ruas de Paraty, que irão acontecer todas as noites, das 19h às 23h. Lembrando que as exposições são formadas por obras de artistas convidados pela organização, trabalhos escolhidos via convocatória pública (recebidos até 30/07) e com o resultado de trabalhos sociais que usam a fotografia como plataforma.
Workshops – Este ano serão mais de 25 Workshops (mais de 400 vagas). Os cursos têm duração de um, dois ou três dias e serão conduzidos por profissionais de renome, nacionais e internacionais. É necessária inscrição prévia (programação completa segue em anexo), que pode ser feita via site ou durante o festival [se houver vagas remanescentes].
Alguns dos workshops – Luciano Candisani com National Geographic Experience; Ayrton 360, um dos mestres contemporâneos da fotografia panorâmica; Claudio Edinger falando do trabalho autoral da fotografia; Claudi Carreras falando de curadoria e edição de imagens; o pessoal do Coletivo Garapa que fará uma expedição multimídia na Serra do Mar (de sexta a domingo); Claudio Feijó com o imbatível Descondicionamento do Olhar e João Wainer, que falará sobre fotojornalismo na TV e intersecção de linguagens.
Projeções – Todas as noites na Tenda acontecem as famosas Noites de Projeção com trabalhos fotográficos, documentários, curtas e filmes, sempre a partir das 22h30.
Leitura de Portfólio – O evento também oferece a Leitura de Portfólio. A primeira dessas atividades estabelece contatos entre curadores, diretores de festivais, editores e jovens fotógrafos. Realizado no Lounge do Visitante, já tem presenças confirmadas de Alexandre Belém, Claudi Carreras, Eder Chiodetto, Geórgia Quintas e Isabel Amado.
Leilão de Fotografias – O Leilão, criado junto com o Festival, em 2005, traz valores mais convidativos do que os normais das galerias. Com  grandes nomes da fotografia brasileira é uma forma de incentivar o colecionismo.
Colecionador Paraty em Foco – Mais uma novidade deste ano, é outro incentivo ao colecionismo de fotografia. Quem participar dele poderá colaborar, por meio de uma contribuição anual, com a receita do Festival, ao mesmo tempo em que poderá iniciar ou aumentar ainda mais sua coleção, com uma obra numerada e autografada. O primeiro autor do programa, é a fotógrafa carioca Claudia Jaguaribe (que tem obras em coleções importantes como a da Maison Européene de la Photographie e da Coleção Inhotim).
Alguns destaques
Além dos nomes já  mencionados, a coordenação do Festival destaca vários autores internacionais, entre eles, o fotógrafo sul-africano Pieter Hugo, que nos traz uma África pouco conhecida e nos coloca diante de uma pergunta: “há futuro possível?”.
Com um olhar irônico e contundente que, ao mesmo tempo não perde a simplicidade e poesia de um retratista de costumes, vêm da Holanda dois representantes da proposta desenvolvida pela importante revista da fotografia contemporânea, a FOAM, “Whats next”. Para falar do projeto estarão presentes Marcel Feil (curador da revista) e o desconcertante e sarcástico Constant Dullaart com seu trabalho multimídia.
Da Inglaterra, virá   Olivia Arthur,  jovem fotógrafa da Agência Magnum, com seu belo e atual ensaio sobre as mulheres no mundo árabe. Se também pensamos o futuro sem esquecer o passado, convidamos David Riecks, especialista em preservação e indexação de imagens no mundo digital.
Completam a visão internacional de futuro, Evan Baden que busca desvendar o mistério da onda de autorretratos na internet, com seus ensaios Techicnicalle Intimate e Iluminati. Baden aborda parte deste futuro iluminado pelas telas de celulares e smartphones. Por sua vez, a norte americana Penelope Umbrico representa o universo da apropriação e da reciclagem da imagem, dois momentos importantes da cena fotográfica contemporânea, em seus ensaios com fotografias do pôr-do-sol,  capturadas do Flickr.
O Festival tem se destacado nos últimos anos também por trazer a seus palcos jovens expoentes da fotografia. Nessa edição, teremos o Coletivo Peruano Versus, que ganhou recentemente o prêmio Picture of the Year Latin America, além de Yasmina Reggad, novo destaque entre os curadores internacionais.
Entre as estrelas nacionais, o maior destaque fica com o consagrado pintor, fotógrafo e cineasta Miguel Rio Branco. Ele levará uma exposição ao Festival e apresentará sua contundente forma de enxergar o mundo.
O Paraty em Foco traz ainda a fotografia de duas importantes regiões brasileiras: do Norte haverá a presença do Mariano Klatau (Pará) e seu projeto Diário Contemporâneo; do Sul,  teremos a presença dos fotógrafos Leopoldo Plentz  (Porto Alegre) e João Urban (de Curitiba).

Paraty em Foco – 7º Festival Internacional de Fotografia acontece entre os dias 21 e 25 de setembro

A programação inclui entrevistas, palestras, exposições, workshops, projeções, leituras de portfólio e lançamentos

PARATY EM FOCO 2011

Cerca de 80 convidados, entre eles, Pieter Hugo [África do Sul], Olivia Arthur [Magnum Photos UK], Penelope Umbrico [EUA], e os brasileiros Claudia Jaguaribe, Luciano Candisani [National Geographic], Caio Reisewitz e Miguel Rio Branco

A sétima edição do Paraty em Foco acontecerá no próximo mês de setembro na cidade de Paraty, RJ. Seu tema “futuro” surge num turbilhão de imagens, navegando por um mundo quase totalmente digital. É inevitável questionar qual será a cara da nova fotografia, qual será a produção fotográfica que a humanidade vai encontrar mais a frente e onde se posicionarão fotógrafos e artistas diante de toda essa revolução que já começou e que não para de acelerar.

Produção do Estúdio Madalena [São Paulo] e da Galeria Zoom [Paraty], o evento oferecerá uma vasta programação. A maior parte totalmente gratuita e aberta ao público em geral. Iatã Cannabrava, um dos diretores do Festival, fala dos prazeres e desafios de fazer o Paraty em Foco: “O Festival está entre os dez maiores eventos da fotografia no mundo e, mesmo com 80 novos convidados a cada ano, não conseguimos dar conta da demanda por novos olhares e pensamentos sobre a fotografia, tamanha a pluralidade que o meio vive. A fotografia passa por uma revolução. Não é apenas um meio de expressão, mas uma ação múltipla na sociedade contemporânea, entre a arte e a ciência, sendo a grande protagonista das redes sociais”. Cannabrava ainda completa: “As transformações são tantas e tão rápidas que só podemos falar de futuro de duas maneiras: futuro imediato ou quase passado”.

A programação do Paraty em Foco

Encontros | Entrevistas – Atraindo boa parte do público (circulam pelo Paraty em Foco cerca de 8 mil pessoas), serão 14 encontros/entrevistas com grandes nomes da fotografia nacional e internacional, que acontecem na Casa de Cultura, principal centro cultural da cidade. Serão quatro rodadas diárias: às 10h30, 15h, 17h e 19h (programação completa segue em anexo), exceto no dia de abertura que acontecerá uma entrevista às 19 hs. Tudo será retransmitido ao vivo para o Espaço Multimídia (uma grande tenda que o Festival monta na Praça da Matriz), para o Lounge do Visitante e também pelo site oficial do evento – www.paratyemfoco.com.br.

Exposições – a cidade fica tomada pela fotografia. Essas mostras estarão espalhadas entre galerias da cidade [Galeria Zoom, Traço Atelier, Galeria do Iphan, entre outras] e lugares inusitados, como a Capelinha Nossa Senhora das Dores (2º andar), o Mercadinho do Cais, os Tapumes (atrás da igreja Santa Rita), a Casa da Pólvora e outros.

Circuito Noite – É uma novidade desta edição: uma programação de exposições projetadas nas ruas de Paraty, que irão acontecer todas as noites, das 19h às 23h. Lembrando que as exposições são formadas por obras de artistas convidados pela organização, trabalhos escolhidos via convocatória pública (recebidos até 30/07) e com o resultado de trabalhos sociais que usam a fotografia como plataforma.

Workshops – Este ano serão mais de 25 Workshops (mais de 400 vagas). Os cursos têm duração de um, dois ou três dias e serão conduzidos por profissionais de renome, nacionais e internacionais. É necessária inscrição prévia (programação completa segue em anexo), que pode ser feita via site ou durante o festival [se houver vagas remanescentes].

Alguns dos workshops – Luciano Candisani com National Geographic Experience; Ayrton 360, um dos mestres contemporâneos da fotografia panorâmica; Claudio Edinger falando do trabalho autoral da fotografia; Claudi Carreras falando de curadoria e edição de imagens; o pessoal do Coletivo Garapa que fará uma expedição multimídia na Serra do Mar (de sexta a domingo); Claudio Feijó com o imbatível Descondicionamento do Olhar e João Wainer, que falará sobre fotojornalismo na TV e intersecção de linguagens.

Projeções – Todas as noites na Tenda acontecem as famosas Noites de Projeção com trabalhos fotográficos, documentários, curtas e filmes, sempre a partir das 22h30.

Leitura de Portfólio – O evento também oferece a Leitura de Portfólio. A primeira dessas atividades estabelece contatos entre curadores, diretores de festivais, editores e jovens fotógrafos. Realizado no Lounge do Visitante, já tem presenças confirmadas de Alexandre Belém, Claudi Carreras, Eder Chiodetto, Geórgia Quintas e Isabel Amado.

Leilão de Fotografias – O Leilão, criado junto com o Festival, em 2005, traz valores mais convidativos do que os normais das galerias. Com  grandes nomes da fotografia brasileira é uma forma de incentivar o colecionismo.

Colecionador Paraty em Foco – Mais uma novidade deste ano, é outro incentivo ao colecionismo de fotografia. Quem participar dele poderá colaborar, por meio de uma contribuição anual, com a receita do Festival, ao mesmo tempo em que poderá iniciar ou aumentar ainda mais sua coleção, com uma obra numerada e autografada. O primeiro autor do programa, é a fotógrafa carioca Claudia Jaguaribe (que tem obras em coleções importantes como a da Maison Européene de la Photographie e da Coleção Inhotim).

Alguns destaques

Além dos nomes já  mencionados, a coordenação do Festival destaca vários autores internacionais, entre eles, o fotógrafo sul-africano Pieter Hugo, que nos traz uma África pouco conhecida e nos coloca diante de uma pergunta: “há futuro possível?”.

Com um olhar irônico e contundente que, ao mesmo tempo não perde a simplicidade e poesia de um retratista de costumes, vêm da Holanda dois representantes da proposta desenvolvida pela importante revista da fotografia contemporânea, a FOAM, “Whats next”. Para falar do projeto estarão presentes Marcel Feil (curador da revista) e o desconcertante e sarcástico Constant Dullaart com seu trabalho multimídia.

Da Inglaterra, virá   Olivia Arthur,  jovem fotógrafa da Agência Magnum, com seu belo e atual ensaio sobre as mulheres no mundo árabe. Se também pensamos o futuro sem esquecer o passado, convidamos David Riecks, especialista em preservação e indexação de imagens no mundo digital.

Completam a visão internacional de futuro, Evan Baden que busca desvendar o mistério da onda de autorretratos na internet, com seus ensaios Techicnicalle Intimate e Iluminati. Baden aborda parte deste futuro iluminado pelas telas de celulares e smartphones. Por sua vez, a norte americana Penelope Umbrico representa o universo da apropriação e da reciclagem da imagem, dois momentos importantes da cena fotográfica contemporânea, em seus ensaios com fotografias do pôr-do-sol,  capturadas do Flickr.

O Festival tem se destacado nos últimos anos também por trazer a seus palcos jovens expoentes da fotografia. Nessa edição, teremos o Coletivo Peruano Versus, que ganhou recentemente o prêmio Picture of the Year Latin America, além de Yasmina Reggad, novo destaque entre os curadores internacionais.

Entre as estrelas nacionais, o maior destaque fica com o consagrado pintor, fotógrafo e cineasta Miguel Rio Branco. Ele levará uma exposição ao Festival e apresentará sua contundente forma de enxergar o mundo.

O Paraty em Foco traz ainda a fotografia de duas importantes regiões brasileiras: do Norte haverá a presença do Mariano Klatau (Pará) e seu projeto Diário Contemporâneo; do Sul,  teremos a presença dos fotógrafos Leopoldo Plentz  (Porto Alegre) e João Urban (de Curitiba).