Games são destaque nacional

Alunos da UNITAU apresentam projetos de games em evento nacional
Dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) serão apresentados no dia 3 de novembro no 11º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), que será realizado em Brasília.
Este ano foi a primeira vez que estudantes da Universidade enviaram projetos. “Foi um resultado muito significativo, é a primeira vez que tentamos e já tivemos um resultado positivo, esse evento é o mais importante do Brasil”, disse o chefe do Departamento de Informática da UNITAU, Prof. Dr. Luis Fernando de Almeida.
Um dos projetos, intitulado Metodologia OriGame: um processo de desenvolvimento de jogos, figura na categoria Arte e Design. Ele foi criado pelos alunos Rafael Santos e Vinicius Goes com a proposta de orientar a criação de games. “Não existe um software que permita isso atualmente, a banca que examinou o trabalhou recomendou aos estudantes publicá-lo em revista científica”, relatou o professor.
O outro projeto, chamado Alius Educare: RPG para educação e conscientização ambiental, do estudante Alberto Sire Horta, integra a categoria Games for Change. O aluno criou um game de RPG que tem como tema a preservação ambiental. O jogador é convidado a adotar ações sustentáveis na plataforma digital e também em seu próprio cotidiano.
O SBGames, considerado o maior evento da América Latina na área de games e entretenimento digital, é o simpósio da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que também é apoiada pela RBV (Rede Brasileira de Tecnologia de Visualização).
O evento reúne anualmente pesquisadores, artistas, designers, professores e estudantes de universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.sbgames2012.com.br.
ACOM/UNITAU

Alunos da UNITAU apresentam projetos de games em evento nacional

Dois Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) serão apresentados no dia 3 de novembro no 11º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), que será realizado em Brasília.

Este ano foi a primeira vez que estudantes da Universidade enviaram projetos. “Foi um resultado muito significativo, é a primeira vez que tentamos e já tivemos um resultado positivo, esse evento é o mais importante do Brasil”, disse o chefe do Departamento de Informática da UNITAU, Prof. Dr. Luis Fernando de Almeida.

Um dos projetos, intitulado Metodologia OriGame: um processo de desenvolvimento de jogos, figura na categoria Arte e Design. Ele foi criado pelos alunos Rafael Santos e Vinicius Goes com a proposta de orientar a criação de games. “Não existe um software que permita isso atualmente, a banca que examinou o trabalhou recomendou aos estudantes publicá-lo em revista científica”, relatou o professor.

O outro projeto, chamado Alius Educare: RPG para educação e conscientização ambiental, do estudante Alberto Sire Horta, integra a categoria Games for Change. O aluno criou um game de RPG que tem como tema a preservação ambiental. O jogador é convidado a adotar ações sustentáveis na plataforma digital e também em seu próprio cotidiano.

O SBGames, considerado o maior evento da América Latina na área de games e entretenimento digital, é o simpósio da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que também é apoiada pela RBV (Rede Brasileira de Tecnologia de Visualização).

O evento reúne anualmente pesquisadores, artistas, designers, professores e estudantes de universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.sbgames2012.com.br.

Fonte: ACOM/UNITAU

Curso de telejornalismo

UNITAU oferece curso rápido de Telejornalismo
O curso de curta duração de Treinamento e qualificação profissional em telejornalismo – Técnicas básicas está com inscrições abertas.  O curso, que será ministrado pelos ex-alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) e jornalistas da Rede Vanguarda, Marcelo Hespaña e Michelle Sampaio, tem como objetivo treinar, de maneira prática, estudantes e profissionais de Comunicação Social para exercer funções de produção, reportagem, edição e apresentação de telejornal.
As aulas serão realizadas no Estúdio de Televisão do Departamento de Comunicação Social da UNITAU, localizado na Avenida Prof. Walter Thaumaturgo, 700. Serão formadas duas turmas: a Turma 1 terá aulas nos dias 19, 20 e 21 de novembro, das 19h às 22h. O curso para a Turma 2 ocorrerá nos dias 24 de novembro e 1º de dezembro, das 8h às 12h45.
O investimento necessário é de uma parcela única de R$ 240,00. As matrículas podem ser feitas nos sites www.epts.com.br ou www.unitau.br/cursosrapidos. Também é possível se matricular na secretária da Pró-reitoria de Extensão (PREX), localizada na Avenida 9 de julho, 199, no centro.
Yasmim Mattos
PREX

UNITAU oferece curso rápido de Telejornalismo

O curso de curta duração de Treinamento e qualificação profissional em telejornalismo – Técnicas básicas está com inscrições abertas.  O curso, que será ministrado pelos ex-alunos da Universidade de Taubaté (UNITAU) e jornalistas da Rede Vanguarda, Marcelo Hespaña e Michelle Sampaio, tem como objetivo treinar, de maneira prática, estudantes e profissionais de Comunicação Social para exercer funções de produção, reportagem, edição e apresentação de telejornal.

As aulas serão realizadas no Estúdio de Televisão do Departamento de Comunicação Social da UNITAU, localizado na Avenida Prof. Walter Thaumaturgo, 700. Serão formadas duas turmas: a Turma 1 terá aulas nos dias 19, 20 e 21 de novembro, das 19h às 22h. O curso para a Turma 2 ocorrerá nos dias 24 de novembro e 1º de dezembro, das 8h às 12h45.

O investimento necessário é de uma parcela única de R$ 240,00. As matrículas podem ser feitas nos sites www.epts.com.br ou www.unitau.br/cursosrapidos. Também é possível se matricular na secretária da Pró-reitoria de Extensão (PREX), localizada na Avenida 9 de julho, 199, no centro.

Fonte: PREX

Texto: Yasmim Mattos

Exposição na Unitau

UNITAU promove exposição sobre Hiroshima e Nagasaki
A Universidade de Taubaté (UNITAU) sedia, até 23 de novembro, a exposição “Hiroshima e Nagasaki (1945-2012)”. O evento traz imagens que retratam o episódio da bomba atômica nas duas cidades japonesas.
Ao todo são 20 painéis, que reúnem acervos dos sobreviventes da tragédia, e também, dois vídeos, que narram o fato. O evento faz parte do projeto da Associação Paulista de Medicina, que desde 2003, tem levado a exposição para várias cidades do estado.
Para o Prof. Mauro Castilho, coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da UNITAU, a exposição não é somente um registro da história, mas, também, uma é forma de mostrar os símbolos da guerra e da paz. “As imagens retratam não apenas tragédia, mas, também, redirecionam o visitante para a luta pela paz mundial”, afirma.
A mostra acontece no Solar da Viscondessa de Tremembé e é aberta ao público.  O Solar fica na rua XV de Novembro, 996, no centro de Taubaté. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e durante os sábados das 8h às 12h. Excepcionalmente nos dias nove e 23 de novembro, a exposição será aberta das 19h às 22h.
Grupos e escolas podem agendar a visita no telefone (12) 3631-1599.
SERVIÇO
Evento: Hiroshima e Nagasaki (1945-2012)
Local: Solar da Viscondessa de Tremembé, na Rua XV de novembro, 996, centro
Data: 29 de outubro e 23 de novembro
Informações: (12) 3631-1599
Allan Torquato
ACOM/UNITAU

UNITAU promove exposição sobre Hiroshima e Nagasaki

A Universidade de Taubaté (UNITAU) sedia, até 23 de novembro, a exposição “Hiroshima e Nagasaki (1945-2012)”. O evento traz imagens que retratam o episódio da bomba atômica nas duas cidades japonesas.

Ao todo são 20 painéis, que reúnem acervos dos sobreviventes da tragédia, e também, dois vídeos, que narram o fato. O evento faz parte do projeto da Associação Paulista de Medicina, que desde 2003, tem levado a exposição para várias cidades do estado.

Para o Prof. Mauro Castilho, coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da UNITAU, a exposição não é somente um registro da história, mas, também, uma é forma de mostrar os símbolos da guerra e da paz. “As imagens retratam não apenas tragédia, mas, também, redirecionam o visitante para a luta pela paz mundial”, afirma.

A mostra acontece no Solar da Viscondessa de Tremembé e é aberta ao público.  O Solar fica na rua XV de Novembro, 996, no centro de Taubaté. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e durante os sábados das 8h às 12h. Excepcionalmente nos dias nove e 23 de novembro, a exposição será aberta das 19h às 22h.

Grupos e escolas podem agendar a visita no telefone (12) 3631-1599.

SERVIÇO

Evento: Hiroshima e Nagasaki (1945-2012)

Local: Solar da Viscondessa de Tremembé, na Rua XV de novembro, 996, centro

Data: 29 de outubro e 23 de novembro

Informações: (12) 3631-1599

Fonte: ACOM/UNITAU

Texto: Allan Torquato

Relações Públicas em foco

Falando de RP
O Publicitando deste sábado terá como entrevistada a Coordenadora do Curso de Relações Públicas da Universidade de Taubaté, professora Aline Fernanda Lima Ferreira.
O assunto girou todo em torno dessa cada vez mais importante disciplina de comunicação e de suas interfaces com o mercado de comunicação mercadológica.
Aline ajuda a esclarecer qual a função do profissional de Relações Públicas e os diversos papéis que ele pode assumir dentro do escopo de comunicação das marcas/empresas/prosutos/serviços.
Abordamos também o emergente mercado de comunicação organizacional/empresarial.
Vale ouvir cada segundo.
Confira neste sábado, 12h00, pela FM Unitau (107,7).
Você também pode acompanhar pela internet:

Falando de RP

O Publicitando deste sábado terá como entrevistada a Coordenadora do Curso de Relações Públicas da Universidade de Taubaté, professora Aline Fernanda Lima Ferreira.

O assunto girou todo em torno dessa cada vez mais importante disciplina de comunicação e de suas interfaces com o mercado de comunicação mercadológica.

Aline Fernanada, coordenadora de Relações Públicas da Unitau, com seu filho.

Aline Fernanda, coordenadora de Relações Públicas da Unitau, com seu filho. Foto: Aguinaldo de Jesus

Aline ajuda a esclarecer qual a função do profissional de Relações Públicas e os diversos papéis que ele pode assumir dentro do escopo de comunicação das marcas/empresas/produtos/serviços.

Abordamos também o emergente mercado de comunicação organizacional/empresarial. E abordamos também o mercado de eventos, outra praia muita atrativa na qual os RPs podem e devem atuar.

E ainda sobrou um tempinho para tratar das mídias sociais!

Vale ouvir cada segundo!!!

Confira neste sábado, 12h00, pela FM Unitau (107,7).

Você também pode acompanhar pela internet: http://site.unitau.br/scripts/radio/