Em junho tem mais uma edição do evento promovido pela APP
Estudantes de Comunicação terão entrada gratuita e ganharão horas complementares.
Tem mais informação aqui.
Em junho tem mais uma edição do evento promovido pela APP
Estudantes de Comunicação terão entrada gratuita e ganharão horas complementares.
Tem mais informação aqui.
Vem aí a segunda edição
O “Inovadores de Visão” é um evento da APP em parceria com a ESPM-SP, voltado a profissionais e estudantes de Publicidade e Propaganda que querem interagir diretamente com os principais executivos do mercado, sobre os temas mais atuais e mais impactantes da área, gerando mais aproveitamento e participação sobre o conteúdo abordado.
A ideia é fundamentar diferentes conceitos sobre um tema central, debatendo questões e tendências do mercado, ao mesmo tempo em que gera as mais diversas reflexões.
Na segunda edição da série de 2015, discutiremos o tema “Entendendo o consumidor pelos olhos da comunicação”, com o professor e coordenador do Curso de Ciências Sociais e do Consumo da ESPM, Mário René e o professor Fábio Mariano, especialista em pesquisa e comportamento do consumidor.
Tema:
“Entendendo o consumidor pelos olhos da comunicação”
Quando?
Dia 28 de maio de 2015
Das 19h30 às 21h
Onde?
Auditório Renato Castelo Branco ESPM
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana São Paulo – SP
Qual o preço da inscrição?
Associados da APP e estudantes de comunicação: gratuito
Não Associados: R$ 120,00
Informações:
atendimento@appbrasil.org.br
11.3813.0188
Capturando tendências
por Josué Brazil
Neste último fim de semana participei da 25ª edição do Festival Universitário de Propaganda promovido pela APP. O conhecido Fest’up. Quem me acompanha pelas redes sociais percebeu que sempre dou muita importância a este evento anual, seja pela excelente possibilidade de ampliar os conhecimentos dos meus alunos quanto para perceber quais são as tendências do mercado de comunicação.
E foi nesta questão, de para onde caminha nossa atividade, que fiquei de olho no sábado e no domingo ao longo de todas as palestras. Algumas coisas se destacaram. E bastante.
A que mais me chamou atenção foi a tendência da propaganda, a comunicação como um todo ser VERDADEIRA. A propaganda deve estar ligada às verdades de seu público. Não adianta mais dourar a pilula. As pessoas não engolem mais. Uma peça publicitária bonita, bem feita e adequada não basta. Ela tem que ser bastante verdadeira. Deve encerrar um compromisso da marca/produto ou serviço com seu público e com a sociedade.
Outra coisa que me chamou a atenção é o conceito de comunicação líquida. Aquela que preenche todos os pontos de contato com o público, se mistura e se molda. Ao mesmo tempo, por ser líquida, flui por todos os pontos de contato e permite respostas e interatividade. A comunicação é envolvente, mas não no sentindo da sedução, e sim no que se refere a ser fluída e maleável.
É impressionante perceber como grandes marcas têm se arriscado em projetos de comunicação ousados e verdadeiros. A maioria destes cases, é claro, são internacionais. Mas pode ter certeza que estes ventos já começam a soprar por aqui.
Está na hora das agências e anunciantes nacionais e regionais (nossos anunciantes) perceberem de vez este novo cenário. O cenário de um consumidor absolutamente cético em relação a projetos e peças tradicionais de comunicação mercadológica. Perceber que os consumidores atuais querem ser vistos como pessoas de verdade. E que querem posicionamentos verdadeiros das marcas, produtos e serviços.
Uma das coisas que ouvi lá, fruto de uma extensa pesquisa internacional, me chamou demais a atenção: “As pessoas acham que as marcas é que vão mudar o mundo”.
É para pensar. Bastante! E agir. Muito!