Embraer abre vaga de estágio

Vaga de Estágio na Embraer

embraer-logo-2

Formação acadêmica: Cursando Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing ou Relações Púbicas, com término previsto para Julho ou Dezembro de 2017.

Requisitos obrigatórios:
Cursar o penúltimo ou último ano do curso de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing ou Relações Púbicas;
Inglês intermediário ou avançado;
Conhecimento do Pacote Office.

Benefícios:
Refeição;
Transporte;
Seguro de Vida;
Assistência Médica;
Assistência Odontológica.

Local de trabalho: São Paulo ou São José dos Campos

Veja aqui

Um homem de comunicação

“… eu faço de tudo isso a minha diversão.”

O nosso entrevistado desta semana é Gerson Monteiro. Ele é Gerente de Comunicação, Tecnologia e Eventos do Colégio Progressão. Também é correspondente do jornal O Estado de S.Paulo e Fotojornalista da Agência Estado, além de Gestor de Conteúdo Freelancer.

Acompanhe abaixo o que ele tem a nos dizer:

1 – Fale um pouco de sua formação e do início de sua carreira?
Iniciei meus trabalhos em comunicação mais precisamente em 1995, quando comecei a estudar sites e a sua estrutura (lembra do HTML, das tags <html><head><title>Meu primeiro job</title></head><body>Oi!</body></html>?). Naquela época as fontes eram muito restritas, quase não existia literatura sobre o assunto. Produzia os sites no bloco de notas, era bem trabalhoso. Aí com a evolução da própria internet o trabalho foi sendo conhecido e abrindo portas, fui trabalhar na sucursal de anúncios/classificados da Folha de S.Paulo em Taubaté. Um dia fui conhecer a redação da Folha em SJC e gostei do que vi – obrigado pela oportunidade, senhor L.E., você foi aquele anjo que todo mundo recebe na vida, gostaria que você soubesse. Mais adiante a coisa evoluiu até que me surgiu a oportunidade de permutar (sim! em comunicação muitas vezes precisamos nos submeter a isso) um curso pré-vestibular e na sequência já estava matriculado no curso de Jornalismo da Universidade de Taubaté (Unitau).

Gerson é Gerente de comunicação, repórter e fotojornalista.

Gerson é Gerente de comunicação, repórter e fotojornalista.

O início do curso foi bem bacana e logo de cara cheguei com a ideia de “montar uma tv para internet”. O que hoje você faz com o celular e automaticamente, naquela época (2001) existiam pouquíssimas experiências na área e sempre me achei “inovador”, pois nos bancos da faculdade ninguém falava disso, nem mesmo os professores – que até hoje servem de muita inspiração aos calouros. Nisso abandonei um estágio/contrato em rádio para tocar um projeto pessoal que era um portal para estudantes de jornalismo e recém formados (pretendo retomar isso algum dia, hoje necessito de tempo para organizar) que me rendeu um Prêmio Expocom.

Depois de passagens por jornal diário, por assessorias de imprensa e rádio, terminei a faculdade trabalhando com edição de imagem numa emissora de TV local em um período e no outro era contratado do Colégio Progressão onde criei o site e segui na assessoria de comunicação. Formado, optei em ficar apenas no colégio.

Mais adiante (2009) fiz MBA em Gerência Empresarial, também na Unitau, que apurou meu olhar enquanto gestor. Nessa época acumulei a gerência administrativa do colégio onde implantei alguns processos organizacionais. Na sequência retomei a gerência de comunicação acumulando da área de tecnologia. Com os resultados, hoje tenho três departamentos sob a minha responsabilidade: comunicação, tecnologia e eventos. Costumo dizer que os três estão interligados, pois sempre atuei de forma direta ou indireta nessas três áreas – na época da faculdade eu organizava as viagens para o Intercom (congresso nacional de comunicação), ajudava na organização dos eventos do Departamento de Comunicação da Unitau… posso dizer que muito do que sei eu aprendi na Agência de Comunicação Integrada, que naquela época era comandada pela Renata, Karina, Aline, Lúcia, Expedito, sob o olhar próximo dos professores Eliane Freire, Robson Bastos, Ângela, entre outros.

No Estadão iniciei em 2010 fazendo uma cobertura fotográfica da enchente em São Luiz do Paraitinga, sendo o primeiro fotojornalista a entrar na área atingida pela cheia do Rio Paraitinga – que apesar da tragédia histórica e prejuízos financeiros, não teve sequer a perda de um vida graças aos heróis dos grupos de rafting. Fiz a última matéria nacional antes da queda do ministro dos esportes Orlando Silva – uma denúncia sobre gastos para a construção de um centro esportivo que nunca existiu, o ministro já era investigado por desvios de dinheiro público, e a apuração me rendeu a manchete do jornal, sendo a última reportagem sobre o então ministro que foi substituído por Aldo Rebelo. Outra cobertura importante que fiz foi sobre um obra milionária em área de proteção ambiental que me rendeu uma “fuga” do cenário por uns tempos – é o famoso coronelismo, donos de grandes fortunas e capazes de fazer o que for necessário para garantir seus lucros, deixando sempre em segundo plano a sociedade, os recursos naturais, etc. Depois trabalhei na cobertura da reintegração de posse do Pinheirinho em São José dos Campos – nunca vivi experiência maior de adrenalina, as famílias que resistiam sendo retiradas das casas e eu ali, acompanhando tudo de dentro do acampamento, eu ainda inexperiente na situação (aliás, ainda me acho inexperiente), reportando ao vivo para todo o Grupo Estado (rádio, site, jornal, agência)… uma experiência incrível!

Costumo brincar que não sou exemplo, pois não sei descansar. Basta uma folga para eu cutucar algum assunto e escrever sobre ele para o jornal. Basta ler algo bacana para buscar a solução de algum problema no colégio. Vivo ligado 24 horas, não sei e não consigo me desligar – acho que nem quero, pois vivo bem assim, é o que me faz feliz. Lembro até hoje de uma frase que li na entrada do Senai (ah, sou Ajustador Mecânico formado… se algum dia a Comunicação não me atender mais, posso trabalhar com mecânica, ferramentaria e afins… rsrs) que era algo como “faça do seu trabalho a sua diversão”, eu faço de tudo isso a minha diversão.

Em 2015, passados 15 anos da faculdade e a ideia inicial de TV na internet, conquistei (junto com minha equipe) um prêmio nacional realizado pelo Sistema de Ensino Poliedro, o Prêmio Excelência por Iniciativa Inovadora, que foi a TV Progressão (www.progressao.tv). Fazemos TV com nosso próprio conteúdo diário produzido em sala de aula por professores e alunos. Viramos uma verdadeira redação. Essa conquista me confirmou a importância de não desistir dos projetos. O que em 2001 foi uma “simples viagem” da minha cabeça, hoje é uma realidade a pleno vapor e com resultados muito positivos.

2 – Que habilidades são mais exigidas no dia a dia de um coordenador de comunicação?
As habilidades necessárias para um gestor de comunicação penso que começa na disposição pela busca de coisas novas, não parar, não esperar acontecer, mas estar adiante sempre. Habilidades técnicas, pois não adianta querer cobrar de algum colaborador uma tarefa que sequer sei realizar. É importante o gestor ter a noção técnica e de espaço para as funções desempenhadas pela equipe, pois na ausência de um integrante é hora de sair da sua cadeira e pular para a cadeira do lado que é da produção. A mais importante acho mesmo que é a capacidade de inovação, inovar sempre.

3 – Você também atua como correspondente de um grande jornal. Como consegue lidar com as duas atividades?
Acredito que o profissional de Comunicação hoje em dia não pode pensar em apenas ser o especialista, ele deve dominar tanto a emissão quanto a recepção da informação. Atuar na gestão de comunicação de uma empresa e na reportagem de outra empresa é um desafio que não me vejo mais fora dele. A mim deu a experiência do refino do tratamento das informações, pois se de um lado eu dependo da informação para escrever bem, de outro preciso ser o mais eficiente possível para dar a oportunidade de um retorno bacana quando trato bem um colega da imprensa. Sempre encontro com amigos e colegas que me agradecem por ajuda-los na produção de alguma pauta – se não posso atender os colegas, sempre indico quem possa atende-los, sei bem o “desespero” por ter que fazer a pauta virar e não ter o personagem. Embora quem está de fora da situação possa ver como atividades concorrentes, seja pelo tempo ou pela dedicação, eu vejo que para mim elas me completam, pois vivo a pressão de resultados o tempo todo, mas ao mesmo tempo tenho a “fuga” do outro lado da informação – isso que me fascina, me faz bem, me realiza.

4 – Que dicas daria para quem está buscando espaço no mercado de comunicação no Vale do Paraíba?
Para quem está começando eu diria que, embora o mundo seja capitalista e a gente precise da grana, não pense na grana agora. Ela é a consequência da gestão de seu investimento. Investir hoje pode ser mais importante que tudo o que você investiu ontem ou pretende investir amanhã.

Vaga de estágio em comunicação

Empresa abre vaga para estágio em Comunicação Social / Jornalismo / Publicidade / Marketing

Perfil da empresa: Empresa do segmento moveleiro de alto padrão, especializada na comercialização de pisos especiais para uso comercial e residencial.

tree-1148032_640

Bolsa auxílio: R$ 800 + Vale Transporte (se necessário)

Perfil do Candidato: vaga feminina + cursando nível superior nas áreas acima + conhecimento em ilustrator + saber editar vídeos + gostar de produzir textos + COMPROMETIDO + QUEIRA TRABALHAR DE VERDADE + desejável inglês intermediário.

Atribuição da atividade: Criar artes e vídeos para a empresa + Criar releases + Alimentar Redes Sociais da Empresa + Fazer integração e relacionamento com clientes e equipe da empresa + Acompanhar os sócios em visitas aos clientes.

Interessados enviar CV até 15/Abril para: rh@rodape.com

Hora do planeta no rádio

Eldorado e Estadão são as rádios oficiais da Hora do Planeta 2016

Parceiras da campanha promovida pelo WWF, emissoras já convidam ouvintes a participar de ações, dia 19 de março (sábado)

unnamed (2)

No próximo dia 19 (sábado), o mundo todo celebra a Hora do Planeta. A ação, idealizada pelo WWF, organização não-governamental dedicada à preservação da natureza, novamente terá as emissoras do Grupo Estado como rádios oficiais da iniciativa em São Paulo. A Rádio Eldorado, pelo oitavo ano consecutivo, e a Rádio Estadão, pelo quarto, preparam uma série de ações para envolver seus ouvintes. Em ambas, já estão no ar chamadas e depoimentos, assim como nos sites das emissoras.

A iniciativa da WWF busca envolver a população de todo o planeta no ato simbólico de apagar as luzes durante uma hora, em protesto contra o desmatamento e as mudanças climáticas. No dia 19, às 20h30, o site da Eldorado (WWW.territorioeldorado.com.br) ficará “apagado” por uma hora.

Desde o início do mês, as emissoras veiculam boletins sobre dicas do que fazer na “Hora do Planeta”, bem como trazem depoimentos de personalidades, chamando os ouvintes a participar da iniciativa. Entre os convidados, nomes como Gloria Pires, Leonardo Miggiorin, Betty Prado, Marina Person, Ivan Achcar e Paulo Lima, que também dão dicas sobre sustentabilidade.

unnamed (3)

Segundo Paulina Chamorro, apresentadora e editora de Meio Ambiente e Cidadania das rádios, a Eldorado se envolve desde o início com a Hora do Planeta e, em razão da importância do tema, era uma consequência a Estadão também apoiar. “Quanto mais percebemos a importância de pequenos atos, hoje, para as gerações futuras, mais esse movimento tende a crescer. O desafio de fazer um planeta melhor é de todos e essa é uma das grandes missões das emissoras do Grupo Estado”, enfatiza.

Ações no Brasil todo – O evento teve sua primeira edição em 2007 e a cada ano, alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel em Paris, e a Acrópole de Atenas ficam no escuro durante sessenta minutos. No Brasil, também já foram apagados o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Ponte Estaiada, em São Paulo. Em 2013, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram as luzes durante a Hora do Planeta.

Este ano, o maior movimento mundial de alerta para a questão das mudanças climáticas, conta com a adesão de 118 cidades brasileiras, incluindo as capitais João Pessoa (PB), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Teresina (PI), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Aracaju (SE), Natal (RN), Macapá (AP), Maceió (AL), Boa Vista (RR), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Recife (PE), Vitória (ES), Salvador (BA), Manaus (AM) e Palmas (TO).

No dia, a WWF-Brasil organizará uma caminhada, a partir das 9h. O evento, chamado Horinha do Planeta, é focado na conscientização das crianças para a importância da conservação do meio ambiente. À noite, até o momento, dois importantes ícones cariocas terão suas luzes apagadas entre 20h30 e 21h30: o Pão de Açúcar e o Museu do Amanhã, que se juntarão ao movimento global criado pela rede WWF.

Fonte: Lucia Faria Comunicação Corporativa – Marco Barone