Evento aproxima profissionais de eventos e técnicas de coaching
O encontro ocorre em São Paulo mas tem extrema ligação com nossa região, uma vez que os principais organizadores, Rosana Zan e Priscila Roman, são do Vale do Paraíba.
Reflexões após uma semana
Todos que me acompanham aqui devem saber que sou professor e coordenador no Depto. de Comunicação Social da Unitau. Quem me acompanha nas mídias sociais deve ter percebido que estava acontecendo ao longo desta semana (25 a 29 de agosto) a 34ª Secom – Semana de Comunicação. Cheguei a postar uma divulgação da Secom aqui no blog. Pois bem, foi uma maratona de trabalho incrível, cansativa, divertida e, sobretudo, proveitosa.
Desta semana tirei algumas reflexões para a coluna desta quinzena.
A primeira:
A comunicação está mudando porque TEM que mudar. Como disse Marcos Ferraz em sua palestra de terça a noite, estamos parindo uma nova comunicação baseada principalmente em três coisas: verdade, dinamismo e perspectiva. Mas principalmente na verdade. Comunicação verdadeira, valores verdadeiros e relações entre clientes-agências-consumidores-veículos menos hipócritas e mais reais e verdadeiras.
A segunda:
A velocidade da comunicação está atingindo índices quase impossíveis. Jornalistas, publicitários, relações públicas e produtores multimídia serão colocados sobre uma enorme pressão de tempo. De prazo curto, quase inexistente. A comunicação em tempo real. Será que estamos prontos? E o que fará diferença: qualidade e fundamentos sólidos.
A terceira:
Temos que ter coragem para errar. E muito. Estamos em beta. Aprendendo. Os anunciantes e empresas de comunicação têm que entender que o erro será parte constante do jogo. Os acertos também. Alexandre Barros do CECOMPI (SJCampos), no Painel “Ideias que mudam o mundo”, afirmou que temos a obrigação e o dever de errar. Temos que exilar a culpa e o medo para longe dos nossos projetos.
A quarta:
Não há muito espaço para a acomodação. Temos que buscar sempre em cada trabalho algo que seja definitivo. Que caracterize nosso trabalho e que o jogue em outro patamar. Um patamar acima. Eduardo Tallia, designer premiado da Loducca, deixou isso claro em sua palestra “Design: processos e trabalhos”. Marcos Ferraz também disse: a acomodação conduz à mediocridade.
A quinta:
A comunicação, além de ser verdadeira, deve existir para ajudar a solucionar problemas reais e beneficiar a todos. Ela deve ser mais colaborativa, mais compartilhada e mais social do que nunca.
A sexta:
Temos e teremos que ser corajosos para enfrentar as novas realidades. Largar fórmulas batidas e gastas. É hora de encarar. De ir pra cima. De (re)construir valor.
Uma semana… muitas reflexões! E a certeza de que tudo está mudando e vai mudar… ainda mais!
Evento comemora também os 35 anos do departamento
A Semana de Comunicação é uma semana pedagógica promovida pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté.
Trata-se de um ciclo de palestras, painéis e oficinas que ocorrerá de 25 a 29 de agosto. Estas atividades ocorrerão no período matutino e noturno. Pela manhã as atividades terão início às 08h00 e, a noite, às 19h30. É um dos maiores evento de comunicação social do Vale do Paraíba.
Tem como principais objetivos aproximar os alunos das boas práticas de mercado e ampliar e aprofundar os conhecimentos obtidos em sala de aula. Para tanto, busca atrair talentos e destaques do mercado de comunicação da região e do país para trocar experiências com seus alunos.
Este ano a Secom será um evento ainda mais especial para a Comunicação Social da Unitau, pois ela completa 35 anos de existência. O tema deste ano é “Nossa história faz histórias” em referência aos 35 anos de atividades e à trajetória de ex-alunos no mercado.
Este tema, entretanto, não tem a pretensão de definir ou marcar o conteúdo das palestras e painéis. Assuntos diversos serão tratados: geração e gestão de conteúdo, ideias e projetos originais em comunicação, mídias sociais, novos papéis da comunicação e outros.
A Secom é aberta ao público. Confira a programação:
Negociando Valor com Mônica de Carvalho
Uma grande profissional de mídia tradicional, agora na mídia digital. Quais as diferenças existentes nas determinadas áreas? O que esta correto na relação atual entre profissionais de mídia e veículos? Nesse contexto, Mônica de Carvalho, diretora de negócios do Google, comanda a palestra “Negociando Valor”, para o Ciclo Contribuição Profissional, no próximo dia 23 de julho, aqui na sede da APP.
Com mais de 20 anos de experiência e reconhecida internacionalmente, Mônica mostrará os aspectos mais influentes para o sucesso na negociação entre agência, veículos e clientes e levantará etapas importantes, como na hora de negociar e lidar com as pressões no momento dos descontos e concessões. As diferenças e desafios da mídia tradicional e da mídia online também serão apresentados ao público.
MÔNICA DE CARVALHO
Antes de assumir o cargo de diretora de negócios do Google em 2014, Mônica de Carvalho atuou na DM9DDB na área de Mídia e Atendimento por 13 anos, até chegar à vice-presidência de business da agência.
Horário: 23 julho 2014 de 19:30 a 21:00
Local: Sede da APP Brasil – Auditório Ivandir Kotait
Rua: Rua Hungria, 664, Jardim Europa – 12º andar
Cidade: São Paulo – SP
Adesão:
Associados APP – Gratuito
Não Associados – R$ 120,00
Inscrições: http://www.appbrasil.org.br/formulario/formulario_palestra.htm