Núcleo de Empreendedorismo da ACIT realiza visita técnica
Na última semana, o Núcleo de Empreendedorismo da Associação Comercial de Industrial de Taubaté (ACIT), formado no início desse ano e com participação de empresários empreendedores de diversas áreas, realizou uma visita técnica ao Parque Tecnológico de São José dos Campos.
Essa foi a primeira atividade externa do grupo e os empresários presentes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o escritório de negócios, o programa incubadora, entre outros departamentos do Parque, como: Arranjos Produtivos, Rodada de PITCH – tecnologias para o varejo, Tour na Incubadora e Centro Empresarial.
O Núcleo tem uma agenda de atividades programadas ao longo do ano para possibilitar um melhor desenvolvimento dos negócios na cidade. Todos estão convidados à participar das atividades.
“A visita foi excelente, tivemos a oportunidade de trocar ideias e trazer para nossos associados muitas informações. Sempre que é possível acompanho as atividades proporcionadas pela ACIT e, nessa ocasião pude constatar mais uma vez a importância dessas ações para o desenvolvimento dos empresários de Taubaté” cometa Karina Rotband, diretora da ACIT.
Maiores informações sobre as atividades do Núcleo de Empreendedorismo podem ser obtidas diretamente na ACIT pelo telefone (12) 2125-8201.
Membro do LIDE representa Vale do Paraíba em encontro na Coreia do Sul
No intuito de trocar conhecimento e observar tecnologias aplicadas em soluções reais, Eduardo Enari, membro do Comitê de Gestão do LIDE Vale do Paraíba e Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, Tecnologia e Inovação (Fapeti), esteve na última semana com o Prefeito de São Paulo, João Dória, em um encontro estratégico que ocorreu em Seul, capital da Coreia do Sul.
Com reuniões focadas em tecnologia e investimento, o encontro teve duração de quatro dias e teve a participação de líderes e diretores de grandes empresas instituídas na cidade.
João Dória e Eduardo Enari
Para o Presidente do LIDE, Marco Fenerich, é importante a participação do Vale do Paraíba nesse encontro para que novas soluções sejam trazidas para a região, viabilizando novos negócios. “Esperamos que esse encontro traga bons resultados e mais desenvolvimento para a região e que seja a ligação entre os empresários com a Coreia do Sul”, afirmou Fenerich.
Sobre o LIDE
Fundado em junho de 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais possui treze anos de atuação. Atualmente, tem cerca 54% do PIB filiado (com as unidades regionais e internacionais). O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.
A Unidade do Vale do Paraíba é uma das mais novas em atividade, O LIDE Vale do Paraíba visa conectar e promover as relações empresariais da nossa região. Presidida por Marco Fenerich, radialista, empresário de comunicação.
Na última quarta feira aconteceu o Ciclo de Comunicação 2017 no Departamento de Comunicação Social da Unitau. Este evento tem como finalidade aproximar ainda mais os alunos dos cursos de jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas do mercado de trabalho.
Acompanhei mais de perto os eventos do Ciclo destinados ao curso de publicidade e propaganda, uma vez que, como talvez a maior parte de vocês saiba, sou professor e coordenador deste curso.
Duas coisas me chamaram a atenção nos painéis e palestras que ocorreram ao longo da quarta feira (manhã e noite). E ambas tem relação com a quebra de fronteiras.
A primeira coisa é o sentimento muito presente de que as fronteiras entre as habilitações de Comunicação Social estão se apagando pra valer. Ou seja, os alunos ouviram do mercado que é preciso ter habilidades e expertise de todas as habilitações. Não é o caso de se saber de tudo ou tentar saber de tudo. Não. Mas a ideia é ter uma formação integrada e generalista.
Isso implica, inclusive, no desenvolvimento de um número maior de habilidades durante a passagem pela faculdade/universidade.
A segunda coisa a me chamar a atenção é o fato de as barreiras geográficas estarem ruindo. Agências de comunicação (ou de propaganda) começam a incluir em seu portifólio de clientes empresas de outras regiões do país. Clientes de porte significativo, vale ressaltar. Podemos dizer que as agências estão sediadas em nossa região, mas estão se transformando em players de maior abrangência territorial. As três agências que participaram do Ciclo de Comunicação (especificamente em publicidade e propaganda) são todas de Taubaté (Molotov, Simari e BR 012) e todas atendem contas de outras regiões do Brasil. E em cada uma delas há pelo menos uma conta de porte.
Creio que as agências digitais foram as primeiras a trilhar tal caminho. Algumas delas, talvez pela proximidade com a internet e os meios digitais, não viam a distância ou a não presença física como barreira. E isso deve ter despertado o mesmo desejo e ambição nas agências ditas tradicionais. E parece que vem dando certo para várias delas.
Fatores como custo menor (a crise gerou uma oportunidade para agências com menor estrutura), agilidade de decisões, equipes com boa qualidade de pessoal e muita vontade de atender contas de maior porte vêm fazendo com que agências aqui do Vale do Paraíba vençam licitações e concorrências por trabalhos de anunciantes que, antes, só seriam atendidas por agências das capitais.
A queda das barreiras geográficas configura-se como uma enorme oportunidade para que as agências de nossa região desenvolvam trabalhos de maior visibilidade e possam ampliar seu faturamento. Como consequência, há a possibilidade de que elas experimentem um ciclo de crescimento e aprimoramento.
Vale a pena ficar de olho para ver se estas duas tendências (se é que podemos cahamá-las assim) se concretizem totalmente a médio e longo prazo.
Moção de Aplauso é concedida à ACIT por seus 118 anos de história e dedicação ao comércio e indústria de Taubaté
Representada por seu presidente, José Saud, a Associação Comercial e Industrial de Taubaté (ACIT) recebeu na tarde desta segunda,27, uma grande homenagem concedida pela Câmara Municipal de Taubaté.
A Moção de Aplauso de autoria do vereador Jessé Silva, enalteceu os 118 anos da instituição que estimula o associativismo e o empreendedorismo, e por ser um agente de desenvolvimento social em defesa da classe empresarial oferecendo serviços que atendam às necessidades desse público, para fazer com que a cidade se mantenha como referência em comércio, indústria e prestação de serviços.
Compareceram também no Plenário Jaurés Guisard os ex-presidentes da ACIT: André Saiki, Rogéria Nogueira e Sandra Teixeira, que juntamente com o atual presidente, José Saud, receberam a honraria das mãos do vereador Jessé Silva.
Em discurso, Saud agradeceu os vereadores que votaram por unanimidade a Moção, em especial ao vereador Jessé. Disse estar honrado em representar a ACIT, uma instituição que teve como fundador Félix Guisard, e que é uma grande missão manter a associação como referência em comércio, indústria e prestação de serviços. Seus agradecimentos se estenderam aos ex presidentes presente e a todos os demais, aos diretores, e principalmente aos funcionários da Associação, que diariamente levam o nome ACIT aos mais diversos locais da cidade de Taubaté e de tantas outras.
“Essa é uma das maiores honrarias que uma instituição pode receber no âmbito municipal, por isso agradecemos imensamente todo esse reconhecimento para com a nossa amada ACIT”, citou José Saud.