A jovem publicitária Tuani Carvalho acaba de ingressar na equipe da Alameda Comunicação. Ela ocupa a função de Analista de Mídias Sociais desde a última segunda feira.
Formada na turma 2013 de Publicidade e Propaganda da Unitau, Tuani já tinha passagens pelo marketing do GACC e pela área de mídia da Mestra Comunicação.
Tuani Carvalho, nova Analista de Mídias Sociais da Alameda Comunicação
Terceira entrevista da série é com jovem diretora de arte
Chegamos a terceira entrevista da série que conversa com profissionais que iniciaram suas carreiras aqui no Vale do Paraíba e foram para o mercado de São Paulo. Desta vez nossa entrevistada é a jovem e competente diretora de arte Milena Balbi. Recentemente, Milena encerrou um projeto na W/McCann e agora atua como diretora de Criação/Arte no Graacc, onde desenvolverá as campanhas institucionais e internas da Ong. A partir desse ano a instituição aumentará a equipe de comunicação e Milena foi chamada para a frente do projeto.
Vamos ver o que ela tem a nos contar.
1 – Como você iniciou sua carreira aqui no Vale do Paraíba?
Desde o meu primeiro ano de faculdade eu já comecei a estagiar, fiquei uns meses em uma pequena agência, e foi la que descobri um pouco sobre a área de criação, bem pouco, mas foi na Publicarte que realmente eu trabalhei com isso pela primeira vez.
2 – Em que área atua atualmente e como chegou ao mercado de São Paulo?
Eu trabalhava como estagiária de criação na Triadaz, e a Professora Vânia, que me deu aula no Primeiro ano, sempre me incentivou a ir para o mercado de São Paulo, por um acaso, eu mandei meu currículo e minha pasta para algumas agência da Capital, uma agência de Eventos, chamada DZ Eventos, gostou e me chamou para uma entrevista, e em poucos dias já estava trabalhando em São Paulo.
Milena Balbi, nossa terceira “exportada”.
3 – Quais as maiores dificuldades? E o que tem de melhor em relação ao mercado do Vale?
Na minha opinião, a maior dificuldade em relação a área de Criação, onde sempre trabalhei, é uma competitividade muito grande, existe muita gente boa, e muita gente que se faz de boa, então a maior dificuldade é conseguir mostra o nosso trabalho, a pressão por resultados é bem maior do que a pressão por um bom trabalho, muitas vezes não conseguimos mostrar nosso melhor, pois os clientes de São Paulo são maiores e exigem resultados. No Vale temos muito mais liberdade, e tempo para um trabalho ou um projeto, e isso acaba facilitando na hora de desenvolver um bom material.
4 – O mercado de São Paulo é mais exigente? Você tem que investir mais em você, em sua formação?
Percebo que aqui em São Paulo, o fato de ser formado em um cusro superior não significa muito, criação principalmente, eles buscam ideias, novidades, e em faculdades não aprendemos a ser criativos, nós aprendemos dentro das agência, mostrando maturidade, conhecimentos gerais, e que na minha opinião conquistamos muito mais durante a vida profissional do que acadêmica. Por isso acredito que estagiar durante a faculdade é muito importante, pois já saímos das salas de aula com um conhecimento que o mercado de trabalho necessita.
Estou gostando mesmo destas séries de entrevistas com profissionais de propaganda e comunicação de nossa região. Desta vez vamos conversar com profissionais que começaram suas vidas acadêmicas e profissionais aqui e acabaram alçando vôos maiores e foram parar no maior mercado do país: São Paulo (Capital).
A pessoa que abre a série de entrevistas é Maria Fernanda Chacon, profissional de atendimento na agência Nuts.
Vamos ver o que ela tem a nos dizer:
1 – Como você iniciou sua carreira aqui no Vale do Paraíba?
Iniciei minha carreira como estagiária da Construtora Teixeira Pinto. Fazíamos a recepção de clientes no apartamento decorado e também divulgação do empreendimento em Shopping e restaurantes.Logo após o término desse contrato prestei a prova na faculdade para trabalhar como estagiária na ACI da UNITAU e passei. Foi então meu primeiro contato com o mundo de agência e clientes. Foi onde realmente entendi e aprendi como esse processo funcionava.
2 – E como chegou ao mercado de São Paulo?
Trabalhei de 2011 a 2013 numa agência de São José dos Campos e, neste período, fui atendimento exclusivo de um cliente de São Paulo. Esse cliente passou a ser atendido por uma agência de São Paulo e ela precisava de um atendimento temporário que já conhecesse o cliente. Fui indicada pelo cliente a trabalhar na agência de São Paulo, onde atualmente atendo diversas contas.
Maria Fernanda, a nossa primeira entrevistada da série Os Exportados. Ela é atendimento na Nuts, em São Paulo
3 – Quais as maiores dificuldades? E o que tem de melhor em relação ao mercado do Vale?
A primeira dificuldade é se adaptar ao novo momento e ambiente. Nova agência, novos clientes, novo ritmo de vida e uma nova cidade.
Tive dificuldade em encontrar um lugar para morar que compensasse estar em São Paulo. Dependendo do local de trabalho as pessoas levam 2, 3 horas para chegar, por morarem em lugares mais distantes onde o custo é mais baixo. Tive que pesquisar bastante e “gastar sola do sapato” até encontrar um lugar que valesse o custo x benefício. Além disso, é importante “saber se virar”. Quando você não conhece muita gente em uma cidade onde foi morar, você acaba dependendo 100% de você para resolver os problemas e tomar as decisões. É importante balancear esse tempo e energia gastos na vida pessoal com o trabalho, que também demanda muita atenção.
Acredito que estar no mercado de São Paulo nos torna mais “visíveis” dentro dele. É possível aumentar o network e saber de vagas porque você convive com pessoas que te proporcionam esse acesso às informações. Gosto também da ideia de atender clientes maiores e de superar desafios de comunicação que o grande mercado de São Paulo demanda. Aqui, o investimento na área de comunicação é alto e proporcional à expectativa e exigências do cliente.
4 – O mercado de São Paulo é mais exigente? Você tem que investir mais em você, em sua formação?
O mercado de São Paulo é mais exigente sim. Pequenos detalhes fazem a diferença numa contratação. Em compensação o acesso às boas instituições aqui também é mais fácil. Torna-se um ciclo, em que você consegue investir em um novo curso ou especialização, melhorando sua colocação em processos de seleção ou no próprio trabalho como promoção.
A Asseoria de Comunicação da Universidade de Taubaté abre seleção para estagiários em comunicação.
Leia o texto com informações:
É hora de inovar: seja um estagiário na UNITAU
A Assessoria de Comunicação da UNITAU (ACOM) está com inscrições abertas para a temporada de estágio 2014. As vagas são destinadas aos alunos do Departamento de Comunicação Social, nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.
Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição (http://web.unitau.br/acom_estagio/) e postar uma foto em seu Instagram, mostrando porque merece um estágio na ACOM. Aqueles que não tiverem uma conta no Instagram devem encaminhar sua foto para o e-mail acom@unitau.br. Feito isso, basta aguardar um e-mail com a confirmação com data e horário da prova.
Aqui, além de conhecer novas pessoas, os estagiários podem colocar em prática o aprendizado obtido em sala de aula, adquirir novas experiências, saborear um delicioso café da manhã todas às sextas-feiras, além de comer doces e se empanturrar de coxinha e refrigerante.
Ainda não é suficiente? Então, se liga em alguns dos outros motivos pelos quais você deve trabalhar com a gente:
Para quem quer ser jornalista: você vai sugerir a pauta, apurar, escrever, fotografar, filmar, editar, diagramar e publicar no site, no Facebook, no Instagram, no Twitter… Ou seja, ficar maluco? Não! Mas aprender de tudo.
Para quem quer ser publicitário: você vai ter a chance de atender diferentes contas, trabalhar no planejamento de ações e campanhas, quebrar a cabeça para pensar em uma arte criativa, se aborrecer com os programas do Adobe quando eles travarem e ter um momento de pânico quando o cliente não aprovar aquele job.
Para quem quer ser relações públicas: você terá a chance de aprender a produzir um cerimonial, poder ser um mestre cerimônias e estar lá naquele evento importante.
Para todas as áreas: aprender a trabalhar de maneira integrada, de acordo com o que exige a comunicação atualmente.
Se você quer aprender muito, se divertir bastante, ter ideias inovadoras e conhecer novos caminhos, aqui é o seu lugar. #Vempracá