Estudo da Kantar mostra crescimento das compras on line

COVID-19: e-commerce cresce e compra nas lojas físicas caem, mas brasileiros ainda esperam que as marcas sejam práticas e ajudem do dia a dia da pandemia

Segunda onda de estudo Kantar mostra um crescimento nas compras online (de 19% para 34%) enquanto as pessoas que diminuíram as idas a lojas físicas (de 32% para 46%)

O que os brasileiros esperam das marcas? Com quase 60% da população escolhendo o isolamento social*, uma segunda onda de entrevistas da Kantar para o estudo Barômetro COVID-19 mostra que muitos consumidores querem que as marcas tenham um impacto social maior e já estão migrando seu consumo para o digital – o que exige um preparo das empresas para um e-commerce mais robusto.

Valkiria Garré

Em tempos de crise, os brasileiros esperam que as empresas sejam mais do que funcionais. De acordo com a segunda onda do Barômetro COVID-19 da Kantar, realizada entre 27 e 31 de março, 28% dos brasileiros querem que as marcas sejam práticas e realistas e ajudem os consumidores no dia a dia (21% na semana anterior). Já 25% deles querem que elas sirvam de exemplo e sejam guias para a mudança (constante nas duas semanas).

“Para atingir esses objetivos, é necessário evoluir o propósito de marca para abraçar o impacto humano e social, além de adaptar sua comunicação para essa nova realidade”, afirma Valkiria Garré, CEO de Insights da Kantar Brasil.

Mais compras no online, menos idas às lojas físicas

Já na presença digital, nota-se que alguns hábitos que estavam se desenvolvendo a passos mais lentos, foram acelerados com esse processo – por necessidade – e devem permanecer e fazer parte do novo normal, como, por exemplo, o uso de podcasts, shopvertising e o e-commerce.

Na segunda onda do Barômetro COVID-19, por exemplo, já é possível confirmar o crescimento das compras online no período de crise: o número de pessoas que aumentaram compras online subiu de 19% para 34%. Enquanto isso, o de pessoas que diminuíram compras em lojas físicas subiu de 32% para 46%.

“Isso demanda que as empresas sejam rápidas na disponibilidade e sortimento em um primeiro momento e, depois, conseguir escalonar a operação e entrega para acompanhar o crescimento de pedidos”, diz Valkiria.

O mesmo estudo mostra que 72% compram online para economizar tempo e 71% acreditam que o e-commerce é mais conveniente do que ir a lojas físicas. Muitos brasileiros usaram o período de pandemia para fazer suas primeiras compras online:

17% alimentos e bebidas
15% remédios sem prescrição médica
12% cosméticos e produtos de cuidado pessoal
12% serviços
8% roupas e acessórios
7% eletrônicos

* Índice de Isolamento Social da In Loco em parceria com a Universidade de São Paulo (USP)

Metodologia

A pesquisa foi realizada online com 500 brasileiros com 18 anos ou mais entre os dias 13 e 16 de março (primeira onda) e 27 e 31 de março (segunda onda) de 2020. A versão completa conta com 17 questionamentos sobre hábitos dos entrevistados relacionados à pandemia. Ele foi feito em 30 mercados com mais de 25 mil consumidores. Entre os temas abordados estão: atitudes dos consumidores; hábitos de mídia; hábitos de viagem; impacto nos comportamentos de compra online e off-line; e expectativas em relação às marcas. Para saber como ter acesso a todos os dados, clique aqui.

Fonte: Tamer Comunicação – Karina Rodrigues – Assessora de Imprensa

Vaga para designer gráfico

Vaga para designer gráfico

A Agencia Soul está em busca de um designer gráfico para compor seu time. Preferência por recém formados.

O novo contratado fará:

Produção da identidade visual da agencia e dos produtos e programas

Criação e manutenção das plataformas digitais

Produção de artes para redes sociais.

Interessados devem enviar currículo e portfólio para: araujowilliam87@gmail.com

Plataforma on-line para conectar ecossistema de Internet das Coisas

ABINC lança plataforma on-line para conectar ecossistema de Internet das Coisas

Com acesso gratuito, Conexão IoT busca fomentar o intercâmbio de informações, o fomento de negócios e o networking com profissionais de todo o Brasil

Future of internet UI concept of internet of things IOT

Com o objetivo de unir e aproximar de forma digital todo o ecossistema de Internet das Coisas brasileiro, a ABINC – Associação Brasileira de Internet das Coisas – lança a plataforma digital e comunidade on-line Conexão IoT. Pioneiro na área, o programa conecta as forças de diversos setores econômicos, públicos e privados, aos usuários finais, fornecedores e pesquisadores de todo o Brasil.

A ideia, segundo Paulo Spacca, Presidente da ABINC, é proporcionar o intercâmbio de informações, fomento à negócios e o networking profissional: “Desde o início da ABINC temos realizado eventos para estimular a conexão entre as pessoas e acelerar o desenvolvimento do mercado. Mas para promovermos o networking entre pessoas e empresas em todos os cantos do país, estava faltando um espaço no ambiente digital”, afirma. “A Conexão IoT vai contribuir não só para nos mantermos informados e conectados em tempos de distanciamento social, mas também servirá como um meio constante de atualizações sobre o mercado”.

Cada usuário poderá configurar um perfil pessoal e ter acesso a notícias e comunicados sobre o setor, conteúdo de valor gerado pela comunidade, comitês e associados ABINC, casos de sucesso, lições aprendidas em casos de insucesso, além de encontrar pessoas com os mesmos interesses ou do mesmo setor de atuação, conferir eventos, oportunidades de trabalho e cursos para quem está buscando aprender ou aprimorar os seus conhecimentos: “Utilizamos o potencial da internet para conectar o ecossistema de IoT no Brasil e assim manter o contínuo desenvolvimento de competências e negócios do setor”, destaca Paulo.

Como fazer parte
O acesso à plataforma é gratuito e pode ser feito por meio de um convite ou inscrição no site. Em ambos os casos, o acesso será revisado e aprovado pela ABINC.

Sobre a ABINC
A ABINC, Associação Brasileira de Internet das Coisas (http://www.abinc.org.br), foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que permitisse a atuação em todas as frentes do setor de Internet das Coisas. A ABINC tem como objetivo incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.

Para mais informações, entrevistas e/ou ajuda com pautas sobre IoT, entre em contato:

Fonte: Motim.cc – Bruno Lino

Helpis lança projeto de consultorias gratuitas

Plataforma de Taubaté lança projeto para ajudar autônomos na crise

A Helpis, plataforma de estratégia e mídias sociais, oferecerá consultorias totalmente gratuitas a autônomos e pequenos empreendedores durante crise

A crise econômica causada pelo novo coronavírus (COVID-19) pegou todos de surpresa, mas quem sentiu a dor no bolso foram, principalmente, os pequenos empreendedores e os trabalhadores autônomos. Forçados a fecharem as portas ou a suspender seus serviços repentinamente na quarentena, muitos estão ficando sem saber como reagir para continuar a manter o faturamento nesse período.

Foi pensando nisso que a Helpis, uma marktech – plataforma que alia tecnologias online com o marketing – de Taubaté, iniciou a campanha #DêUmHelp, que consiste em oferecer uma consultoria gratuita a todos os autônomos ou pequenos empreendedores que estão com problemas nos seus negócios a passarem por esse momento de crise sem grandes perdas. “Entendemos que o marketing é algo que deveria ter começado bem antes da crise nessas empresas. É algo contínuo, não deve ser feito só quando se está na pior… Muitas vezes, são nessas horas que os resultados mais aparecem e a diferença entre comprar em uma empresa ou na sua concorrente se evidencia”, conta Patrik Melero, diretor de criação da plataforma.

Patrik Melero

As consultorias podem ser escolhidas pelos empreendedores em duas áreas: criação de conteúdo, que é será ministrada pelo próprio Patrik, dando dicas sobre marketing de conteúdo e de influência de acordo com o negócio da pessoa ou na área de finanças pessoais, que é dada pelo Gabu Camacho, responsável pelo Jornalista Econômico, veículo de finanças pessoais simplificadas, também de Taubaté. “Fizemos essa parceria com o Gabu, que é nosso cliente, de forma a expandir os horizontes desses autônomos. O marketing é importante, mas saber separar as finanças pessoais e empresariais também”, completa Melero.

Para participar das consultorias, os interessados devem entrar no Instagram da plataforma (@helpisbr) e comentarem na postagem respectiva ao assunto que precisa de ajuda. O serviço é totalmente gratuito e será agendado de acordo com a disponibilidade dos profissionais envolvidos e dos interessados, sempre por meios digitais. “A única coisa que estamos pedindo em troca é que o empreendedor poste uma imagem que deixamos disponível na nossa conta em seu Instagram, indicando três profissionais autônomos que admira. Dessa forma, criamos uma grande corrente de indicação e auxílio mútuo”, finaliza Patrik.

As consultorias poderão ser solicitadas e agendadas até o final de abril ou até atingirem o fim das vagas.

Fonte: Isadora Scama – Imprensa