Coluna Branding: a alma da marca

Um novo mercado para todos

arte arison coluna“Mas é claro que o sol vai voltar amanhã”, já diria a música de Renato Russo. Desta forma, o nosso mercado da comunicação também irá renascer, refeito após o Big Bang. Esse foi o recado que encontramos na SCA 2016, semana de comunicação da Anhanguera, evento onde o tema “novos caminhos para o mercado da comunicação” foi discutido amplamente, com propriedade e principalmente juventude.

Digo juventude, porque é a juventude dos produtores de comunicação que encararam a chegada dos 40 anos, o que mais me surpreende! João Justi e Junior Guimarães, dupla que faz humor na internet com o Tapa Olho experimental, bem como, Pedro Rubim, um dos três mentores do Almanaque Urupês, projeto de valorização da Cultura Taubateana, mostraram que a geração Y amadureceu, e encontrou um jeito próprio de realizar seus sonhos.

É através daquilo que está sendo chamado de trabalho colaborativo que estes novos empreendedores vêm fazendo um caminho diferente do traçado até ontem. Pois, se antes tínhamos um mercado baseado na exploração da força de trabalho, e que buscava o acúmulo de riqueza, hoje temos o trabalho sendo reflexo das próprias pessoas como se ele adjetivasse o ser humano que são.

Certamente, não é a forma mais objetiva de ganhar dinheiro, mas sim, a fórmula de viver feliz com o que se faz, característica própria das novas gerações.

Os novos produtores de comunicação nascidos após a década de 90 podem e devem se espelhar nesses exemplos, pois, são a picada aberta por aqueles resilientes que conquistaram seu lugar ao sol.

Menores equipes e mérito pela qualificação, também são um assunto que chama atenção, pois, os novos projetos estão cada vez menores em colaboradores e está DESAPARECENDO a figura do APROVEITADOR, aquele que só participa na comercialização e fica com uma grande participação.

Há uma nova relação de comércio. Assim também há uma nova relação com a propaganda.

A tendência que mais foi comentada é chamada de coletivos, “ambientes” de comércio onde vários pequenos projetos se auxiliam mutuamente e se relacionam com os investidores, num processo de startups, um caminho bem interessante para os publicitários ou agências tradicionais.

startup-593304_640Gustavo Gobbato, representante da Leag, o coletivo Fábrica com seus inúmeros creators e Lucas Resende do co-working espaço Inove, já percebem essa tendência e falaram amplamente sobre o assunto com bons detalhes.

A relação com o digital não é mais uma via de comunicação como muitos pensavam. Ele não vem substituir a TV, nem muito menos ser mais uma opção de mídia. Ele se tornou algo mais amplo do que se previa. É uma extensão da própria personalidade das pessoas. Ter uma “persona digital” é ter convívio e relacionamento com o mundo, que se estende desde o contato profissional ao mais íntimo e pessoal possível.

É perigoso, sem dúvida! Por isso o exemplo de quem já formou seu “caráter digital” é tão importante.

Vejam o exemplo do trabalho que contempla comunicação on-line e off-line entre Taubaté Shopping e Almanaque Urupês, como os objetivos se estreitam e as personalidades estão amadurecidas naquilo que buscam, essa relação se torna quase simbiótica e assim todos ganham.

Contudo, nesta semana vi a youtuber Marcela Tavares tentando se reencontrar com o seu público após ter feito grandes criticas às olimpíadas, pegando carona em um momento modal de rebeldia à política. Porém, vimos tal evento se tornar um sucesso de emoção, construído por aqueles que não tinham nada a ver com a politica. Ela havia se esquecido que a Olimpíada é muito mais do que o prefeito e seus desvios.
Sua personagem engoliu sua própria personalidade, sentindo-se com a necessidade de se explicar.

Isso acontecerá sempre com as pessoas daqui para frente, não vejo mais como se isolar desse fator digital, ficamos cada dia mais expostos à opinião pública, que hoje não se restringe mais aos jornalistas.

O mundo dependerá de um comportamento mais moral. Quer ter sucesso!? Faça o que gosta! Trabalhe de verdade! Tenha coragem de se colocar e defender suas opiniões! Coloque um preço que as pessoas entendam justo e terá o reconhecido no seu tamanho!

Bem vindo mundo novo!

Novo comando para o interior

Clear Channel anuncia novo gerente comercial para interior de São Paulo

Com 12 anos na empresa, Marcelo Dunda passa a comandar toda a área comercial regional de OOH em 22 cidades.

A Clear Channel, uma das maiores empresas de mídia exterior do mundo, tem novo gerente Comercial para o interior de São Paulo. Marcelo Dunda passa a comandar a área de vendas da empresa em 22 cidades do interior paulista, como Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, entre outras. Ele se reportará a Guillaume Rochy, que assumiu recentemente a direção comercial da Clear Channel no Brasil.

unnamed (8)

Na organização desde 2004, Dunda já passou pelos cargos de Executivo de contas e Gerente de contas. O profissional é formado em Publicidade, tem passagens por agências de propaganda e é especializado em gestão empresarial, com foco em visão estratégica e de mercado.

Sobre a Clear Channel

A Clear Channel Outdoor Holdings Inc. é uma das maiores empresas de mídia exterior do mundo, com alcance global de 500 milhões de pessoas por mês. Trabalha com os anunciantes para criar campanhas publicitárias inspiradoras, permitindo que marcas se encontrem e criem engajamento com pessoas quando elas estão fora de casa. A empresa tem um portfólio de mais de 760.000 pontos que, atualmente, é composto por 650 mil telas em 28 países na divisão internacional (CCI), que abrange a Ásia, Oceania, Europa e América Latina e 109 mil telas na América do Norte (CCOA), cobrindo 48 dos 50 maiores mercados dos EUA. A Clear Channel Outdoor oferece ampla gama de formatos tradicionais e digitais de publicidade em mobiliário urbano, vias, varejo, aeroportos, trânsito e ambientes de lifestyle. Hoje, a plataforma digital tem mais de mil telas na América do Norte e 4 mil em mercados internacionais.

Fonte:Lucia Faria Comunicação Corporativa – Danúbia Paraizo

Discute vai ao ar

Rádio Estadão estreia Estadão Discute

Programa começa neste sábado, 27. Emissora mexe na grade do final de semana

unnamed (1)

Uma conversa com convidados especiais sobre o principal assunto da semana no Brasil e no mundo. Esta será a tônica do Estadão Discute, novo programa da Rádio Estadão, que estreia neste sábado, dia 27, às 20h – também haverá uma edição aos domingos, no mesmo horário. Apresentada por Haisem Abaki, a atração tem como objetivo apresentar o ponto de vista mais detalhado sobre o tema mais relevante daquela semana.

Com a estreia, a Rádio Estadão fortalece a grade de programação de final de semana. Assim, aos sábados e domingos, a noite da rádio será a seguinte: das 20h às 21h, Estadão Discute; da 21h às 22h, Entre Nós; da 22h às 23h, Adega no Rádio; e das 23h às 24h, Estadão Noite Melhores Momentos.

“Pensamos em um programa de acordo com o perfil do ouvinte de sábado e domingo, que é mais eclético. As atrações desses dias tendem a ser mais temáticas e de interesse geral, com informação e opinião, mas sem deixar o hard news e notícias ao vivo, marcas da emissora”, afirma Paula Marinho, gerente de Jornalismo da Rádio Estadão.

Recentemente, o final de semana da Estadão ficou ainda mais diversificado. Quatro novos programas passaram a fazer parte da grade: Paladar no Ar, Oficina de Finanças, Tudo em Casa e Hora E+. As atrações marcam o intercâmbio entre as plataformas do Grupo Estado. Além do 92,9 FM, o Estadão Discute e toda programação da rádio podem ser ouvidos no site da emissora (www.radio.estadao.com.br), na fanpage (http://www.facebook.com/RadioEstadao) ou pelo aplicativo Estadão, disponível para iPhone e Android.

Sobre a Rádio Estadão – A Rádio Estadão é uma emissora do Grupo Estado, que apresenta jornalismo e música. Entre 6h e 10h, a rádio transmite o Estadão no Ar, seu principal produto, apresentando por Haisem Abaki e Alessandra Romano. Durante o dia, a rádio apresenta o Direto da Redação, em três edições, sempre recheado com notícias e muita prestação de serviço. O canal é transmitido em FM 92,9, em São Paulo, e também pela rede de emissoras afiliadas em todo o Brasil, além da web.

Fonte:Lucia Faria Comunicação Corporativa – Marco Barone

Debates eleitorais na Band

Debates Eleições 2016 ao vivo na Band
O primeiro debate na TV com os candidatos de São José dos Campos acontece nesta segunda, 22

unnamed

A Band Vale sai na frente mais uma vez na tradição de exibir os debates eleitorais e transmitirá, ao vivo, para toda a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Todos os debates poderão ser acompanhados pela TV Band Vale e, simultaneamente, na Rádio Band Vale FM 102,9.

Ancorado pelo jornalista Cláudio Nicolini, os Debates das Eleições 2016 acontecerão semanalmente, de 22 de agosto a 29 de setembro, com candidatos de 7 importantes cidades da região.

A novidade deste ano é que os debates serão transmitidos também pela internet, na fanpage da TV Band Vale (facebook.com/TVBandVale) e pelo Portal Meon (meon.com.br).

Nesta segunda, 22 de agosto, às 22h15, acontece o primeiro debate com os candidatos à prefeitura de São José dos Campos.

Candidatos:
CARLINHOS ALMEIDA (PT)
CLAUDE MARY (PV)
FELÍCIO RAMUTH (PSDB)
LUIZ CARLOS OLIVEIRA (PEN)
SHAKESPEARE CARVALHO (PRB)
TONINHO (PSTU)

E na próxima quinta, 25 de agosto, às 22h15, é a vez dos candidatos de Guaratinguetá apresentarem suas propostas aos eleitores da cidade.

Candidatos:
ARGUS RANIERI (PMDB)
FRANCISCO CARLOS (PSDB)
JUNIOR FILIPPO (PSD)
MARCUS SOLIVA (PSB)
TÂNIA ARAÚJO (PT)

Fonte: KMS Comunicação – Renata Jordão/Thaís Mazini