Design Convida: evento promoverá encontro online

Design Convida: evento promoverá encontro online com grandes nomes do mercado de Brasília e do Brasil

Palestras ocorrerão nos dias 14, 15 e 16 de outubro em salas virtuais da plataforma Collaborate; o evento será gratuito e para participar basta acessar o link bit.ly/DesignConvida

A criatividade é o que move grande parte das profissões que compõem a chamada Economia Criativa. O Design é conhecido por ser uma das práticas que proporcionam um diferencial e conferem identidades únicas para marcas, projetos, prédios e muito mais. Afinal, quando se trata de criação, não há limites. Considerando a amplitude dessa profissão, o Centro Universitário IESB promoverá nos dias 14, 15 e 16 de outubro, diversas palestras com profissionais reconhecidos do Design de Brasília e do Brasil. Os conteúdo acontecerão sempre online, em uma sala virtual da plataforma digital Blackboard Colalborate – bit.ly/DesignConvida. Todos os acessos serão gratuitos e abertos para toda a sociedade, e as exposições ocorrerão sempre às 8h30 ou às 19h30.

O primeiro dia do Design Convida, como foi nomeada a série de eventos criada pelos professores do curso de Design Gráfico do IESB, contará com a presença do profissional Diego Justino. Atualmente, ele é um designer freelancer e compõe a equipe de comunicação do Deputado Distrital Fábio Felix (Psol). Em seus trabalhos, ele promove a luta pela igualdade racial e social. Ele irá falar na quarta-feira (14/10), a partir das 8h30.

Ainda no primeiro dia de evento, às 19h30, a designer e autora Manu Cunhas (@manucunhas) irá compartilhar um pouco de sua rica experiência profissional com alunos e sociedade. Ela é autora de quatro livros publicados por financiamento coletivo e ilustradora de vários outros. O primeiro Catarse foi o do livro “Como diria meu gato”, que trouxe junto o “Guia de cuidados felinos”, e o segundo “Outras meninas”, que recebeu o prêmio Jabuti de ilustração em 2017.

E as atrações não param por aí. Na quinta-feira (15/10), quem abre o evento às 8h30, é o cineasta Sandro Lopes, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em seu histórico acadêmico, ele aborda a tecnologia a partir do campo de comunicação midiática. Para ele, uma mídia democrática deve ter a base no pluralismo e na diversidade como um direito de todos. Ele também desenvolve o projeto transmídiático Nana e Nilo em que transita da ilustração à animação, além de produzir o projeto Kekere Infâncias e dirigir documentários, como “O lá e o aqui”. No YouTube, ele lançou a série “O que é animação negra?”.

O fechamento da quinta-feira fica por conta do Coletivo Contém – grupo de produtores culturais e agentes da economia criativa responsáveis pela execução de projetos como o itinerante Mimobar e também o Festival Ocupa!, que promoveu a revitalização da Piscina de Ondas de Brasília que há anos estava abandonada. O coletivo se destaca pelo trabalho de revitalização de espaços por meio da releitura de sua gênese, história e registros, propondo, para cada lugar, uma nova solução de ocupação. A palestra terá início às 19h30.

No último dia (16/10), a Avocado Design, responsável por projetos em parceria com Athalaia, PicniK, Só Reparos e outros, irá contar um pouco dos grandes trabalhos já realizados pela empresa. Eles iniciam o bate papo às 8h30. Por fim, para finalizar o evento, o designer Renan Sousa – que liderou a renovação da marca Procon, a mudança de posicionamento da Editora do Supremo Tribunal Federal e criou dezenas de marcas – irá contar sobre sua experiência no designer de marcas. Atualmente é sub-gerente de conteúdo da TV Justiça, professor de Design Gráfico no IESB e já fez trabalho para personalidades como Neymar e Jô Soares. Sua fala começa às 19h30.

Fonte: Profissionais do Texto – Bruno Santa Rita

5G no Brasil: O que esperar da nova tecnologia que chega envolta em polêmicas

Operadores de telefonia começaram em julho deste ano a operar testes com a nova tecnologia que promete uma internet mais rápida e revolucionária

Downloads mais rápidos e um maior cobertura no território brasileiro. Até o momento, esses são alguns pontos adiantados por algumas operadoras que começaram a testar o 5G, nova modalidade de conexão móvel. O leilão do espaço espectro que será atribuído à nova tecnologia deve acontecer apenas em 2021, mesmo assim as avaliações nacionais, que ainda não experimentam a conexão em todo o seu potencial, já falam em uma capacidade 12x mais veloz que a experimentada pelo 4G.

Bruno Maciel

Segundo o especialista em tecnologia e mídias digitais Bruno Maciel, um ponto relevante é que para a novidade, a Anatel, agência que regula as telecomunicações no país, exigiu uma cobertura de 95% sobre o espaço brasileiro, número maior que o tecnologia atual. “O grande ganho que vêm com esse requisito é a ampliação de sinal, que é um problema que dificulta o bom acesso à internet no país, em especial em cidades municípios de pequeno porte”, elucida.

No quesito velocidade, o especialista aponta quem a chegada do 5G pode vir a acelerar o processo de modernização e obtenção de casas e eletrodomésticos inteligentes. Apesar de já ter evoluído bastante nos últimos anos, a internet das coisas ainda não consegue entregar com totalidade ou mesmo construir um cenário possível para a automatização de transportes, iluminação entre outras inúmeras tecnologias que vem surgindo devido a um problema de baixa velocidade no Brasil, argumenta Bruno Maciel.

Polêmicas

Apesar dos possíveis avanços tecnológicos, a nova forma de se conectar vem envolvida em uma série de polêmicas e discussões acerca da privacidade dos usuários. Pois, se a internet estará presente em tudo e todas as coisas, será possível parar um país inteiro por meio dela. “Outro grande ponto é sobre a concorrências entre as grandes potências. Estados Unidos e China disputam o protagonismo no fornecimento de estrutura para países que desejam implantar a tecnologia. Sendo que o governo norte-americano propaga que a tecnologia chinesa será usada para espionagem”, pontua Bruno Maciel.

Apesar do Brasil ainda não ter tomado uma posição sobre a tecnologia no país, o presidente Bolsonaro disse que cabe a ele decidir sobre isso. Em contrapartida, o vice-presidente Hamilton Mourão já declarou não ter medo de retaliação caso o Brasil opte pelas estruturas chinesas, mesmo com o alinhamento que o governo tem com os Estados Unidos.

Fonte: MF Press Global

De volta e com novidades

A CZG-MÍDIA está de volta ao Vale do Paraíba

A CZG-MÍDIA, empresa que representa a Editora Abril há mais de 25 anos, agora vem com novas marcas nas plataformas digitais. São muitas possibilidades e oportunidades para os anunciantes do Vale do Paraíba, ampliando o leque para o planejamento no Online.

A empresa tem como profissional responsável por todas as intermediações e atendimento a publicitária Monaliza Almeida. Ela pode ser contatada através dos telefones (19) 3795-2020 e (12) 98264-9606 e pelo e-mail monaliza@czgmidia.com.br

Dê um clique nos links abaixo e conheça algumas das possibilidades para divulgação de marcas e produtos.

Mídia Kit Discovery Brasil

 

 

Mídia Kit UOL

 

 

Mídia Kit RedMas

 

 

Pesquisa aponta crescimento de 11% das redes sociais

Número de usuários de redes sociais crescerá mais de 11% no Brasil até final de 2025

Uma pesquisa da plataforma Statista, feita no segundo semestre deste ano, revelou que o Brasil aparece em quinto lugar no ranking dos países em que o crescimento de usuários de redes sociais irá ser ainda mais significante após este ano de quarentena.

Divulgada pelo Cuponation, sistema de descontos online, o estudo aponta que entre 2020 e o final de 2025 o aumento de usuários brasileiros em todas as mídias será em torno de 11,59%, passando para 157.85 milhões de indivíduos ativos no fim da projeção.

No início deste ano, o Cuponation havia realizado essa mesma pesquisa, revelando que até 2023 essa estimativa seria de 20%. À época, os usuários brasileiros se posicionavam em média em 95 milhões, e chegariam a 114.5 milhões.

No entanto, com a chegada da pandemia, as suposições mudaram: com os brasileiros dentro de casa e com menos tarefas do dia a dia para realizar na quarentena, a população digital das redes sociais bateram recordes de 141.45 milhões de pessoas ativas apenas na metade de 2020 – o que representa um aumento de quase 40% acima da projeção.

Dentre as 20 nações presentes na primeira pesquisa citada, China ocupa o topo do ranking com 926.84 milhões de pessoas conectadas atualmente, e a previsão para daqui 5 anos é que esse dado seja de 1. 135.13 milhões. Veja a pesquisa completa no infográfico interativo do Cuponation.

Índia e Indonésia são os países que estão em segundo e terceiro lugares da lista, com estimativas de 490.3 milhões e 256.11 milhões para o final do levantamento. Canadá ocupa o último lugar, com projeção de 32.07 milhões de pessoas.

Fonte: Comuniquese – Giovanna Rebelatto