Coluna “Discutindo a relação…”

Pesquisa aponta caminhos na relação clientes-agências

A Meio&Mensagem trouxe uma excelente matéria sobre pesquisa desenvolvida pela agência The Heart em parceria com a Bistrô Estratégia que tenta desvendar como será a relação entre agências e anunciantes no mercado pós pandemia do Covid 19. Tentarei aqui repassar alguns pontos importantes.

A pesquisa misturou aspectos quantitativos e qualitativos e ouviu 30 líderes de marketing de grandes anunciantes nacionais

Um dos aspectos levantados nesta pesquisa diz respeito à remuneração dos trabalhos das agências. O que se extraiu é que deverá acontecer uma adequação em função dos impactos econômicos causados pela pandemia.

O levantamento aponta que 50% dos clientes que contratam agência por fee devem mudar essa forma de remunerar no período pós Covid 19. Um dos caminhos será a adoção de contratação por projetos ou jobs. Nesta linha, outras informações relevantes: para 26% dos entrevistados a relação custo-benefício é decisiva e 19% querem parceiros estratégicos bem preparados para vencer novos desafios e que tenham capacidade de adaptação ao novo cenário.

Modelo ideal

Um ponto importantíssimo detectado é o que mostra que a busca de um formato ideal de relação passa pela criação de um modelo de atuação das agências que equilibre os seguintes aspectos: custos, consistência, fluidez e inovação.

Image by Gleen Ferdinand from Pixabay

Um aspecto fundamental, em minha opinião, levantado pela pesquisa diz respeito ao fato dos anunciantes acreditarem em um modelo de agência “não departamentalizado”, em que possa acontecer integração de ideias e haja um time multifuncional resolvendo problemas de forma criativa.

Sinergia entre dados e criatividade

Importante destacar que o levantamento aponta que para os clientes “a relação é menos sobre estar presente em todos os canais e mais sobre estar onde a marca, o budget e o target estão, para gerar mais sinergia com o resultado esperado”. Também vale destacar que os clientes/anunciantes desejam agência que gerem sinergia entre dados e criatividade.

Creio que os dados levantados sejam de suma importância para que as agências possam encontrar o melhor caminho para prosseguirem fortes e saudáveis após o fim das dificuldades impostas pelo período de pandemia e isolamento social.

TIM traz campanha de OOH inovadora em ônibus de SP

Ação pioneira tem um QR Code, que direciona o cliente para realizar recargas de celular sem contato físico

A TIM será a primeira marca a utilizar uma inovação de OOH que chegou recentemente em São Paulo: o painel B-AIR. A campanha, desenvolvida pela HavasPlus em parceria com a Altermark, estará disponível em 150 ônibus, nos principais corredores de São Paulo até o dia 06 de agosto. Os painéis contam com um QR Code que direciona o consumidor para uma página no site da TIM que possibilita recargas de celular pré-pago com cartão de crédito, sem necessidade de contato físico.

“Nesse período de pandemia, reforçamos ainda mais nossa atuação nos canais digitais. Nosso objetivo é tornar a experiência de compra do cliente o mais simples possível, aproveitando um momento da jornada dele em que normalmente ele já está usando o celular. Com essa ação o cliente faz a recarga online no celular de forma segura e conveniente, basta apontar o seu smartphone para o QR Code na peça”, explica Leonarda Trindade, Gerente de Trade Marketing da TIM São Paulo.

O painel B-AIR foi projetado e patenteado pela C2R após diversos estudos e pesquisas realizadas junto à SPTrans para garantir que a mídia não inviabilizasse o fluxo das pessoas nem a visibilidade dos motoristas e até então só tinha sido utilizado para exibir campanhas de prevenção à Covid-19.

“A comunicação OOH vem crescendo em relevância e visibilidade no Brasil, além de ser um meio muito interessante para testar e aplicar ideias inovadoras. Este novo formato, dentro dos ônibus, chega para compor esse cenário e, de forma pioneira, a TIM inaugura a veiculação nesse espaço que faz parte da rotina do brasileiro. Num mercado estratégico para a marca, vamos impactar milhares de pessoas que usam o transporte público com frequência e que representam um potencial target quando o assunto é Pré-Pago”, comenta Jairo Soares, COO e Head de Mídia da HavasPlus.

Além disso, os clientes TIM Pré TOP que realizarem qualquer recarga a partir de R$ 15,00 ganharão 2 GB de bônus de internet promocionais para usar como quiser por até 7 dias.

Fonte: Giusti Comunicação – VANESSA SILVA

Vaga para atuar em social media

Vaga para Social Media com boas noções de copy

Agência busca um(a) profissional dinâmico(a), comprometido(a), com boa gestão de tempo e sempre antenado(a) às novidades.
Será responsável pela gestão diária das estratégias das contas da agência. É importante que o(a) profissional seja extremamente comunicativo para ser ponte diretamente com o cliente ao lado do atendimento, captar rapidamente ideias e sugerir novas ações constantemente. Assim como estar sempre em contato com a equipe de criação. Será a peça chave entre o atendimento e criação.

Photo by Andrew Neel on Unsplash

Requisitos
– Respostas rápidas a insights dados pelos clientes, elaborando e liderando ações e projetos com agilidade;
– Preparar briefing;
– Responsável pela entrega, qualidade e apresentação dos relatórios mensais dos clientes, peças e outros materiais;
– Comprometimento com o cliente e com os resultados obtidos;
– Supervisão de todas as contas e materiais, cuidando do dia a dia de cada cliente da carteira;
– Alinhar criativos junto a equipe de designers;
– Ser comprometido(a) e pró-ativo(a).

Desejável
– Experiência com planejamento de redes sociais;
– Heavy user de redes sociais;
– Conhecimento em marketing;
– Estar ligado(a) em novas tendências;
– Conhecimento em ferramentas de organização: Trello;
– Conhecimento em ferramentas de monitoramento.

Agencia Ninhu.com.br – Localizada na ZL SP

Interessados por favor, enviem email para:
mariogalhardo@ninhu.com.br

Agência busca analista de comunicação jr

Supera abre vaga para analista de comunicação

Agência procura um profissional recém-formado para atuar em um de seus clientes do setor de Higiene e Saúde. A vaga é para atuação em São Paulo.

O que esperamos?

– Recém-formado em Comunicação Social – Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade ou áreas correlatas
– Experiência em redação de textos jornalísticos (sugestão de pauta, apuração, redação) e rotina de Comunicação Interna
– Proativo e organizado
– Visão crítica e analítica
– Conhecimento do Pacote Office

Diferenciais:
– Inglês intermediário
– Experiência anterior em agências de Comunicação

Interessados deverão enviar currículo para selecao@superacomunicacao.com.br, até 13/07, com o nome da vaga.